Congresso Internacional de Serviços da Saúde discute na 30ª Hospitalar a aplicação dos conceitos da ESG e da inteligência artificial nos hospitais

O avanço da inteligência artificial como instrumento para otimizar os processos das instituições de saúde, potencializar recursos, automatizar fluxos de trabalho e melhorar a qualidade de atendimento e segurança do paciente ganhará um enfoque especial no Congresso Internacional de Serviços à Saúde (CISS), que será realizado nos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo. Sob o tema “A Saúde em Evolução: Estratégias para um Cuidado Sustentável e Eficiente”, o encontro também debaterá a aplicação dos conceitos da ESG nos hospitais, além das habilidades exigidas dos profissionais de saúde na era digital.

Voltado para gestores, executivos, profissionais e empreendedores do setor de saúde, o CISS será realizado pela 30ª Hospitalar, o mais importante evento de saúde e a principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina, que ocorrerá de 20 a 23 maio, no São Paulo Expo, em São Paulo. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é a curadora do evento, que é promovido em parceria com a International Society for Quality in Health Care (ISQua). Inscreva-se: www.hospitalar.com/pt/conteudos1/congressociss.html. Saiba mais acessando o podcast www.youtube.com/watch?v=MP8Q–_-keA.

Tecnologia

Publicidade

Com palestras, debates e cases de sucesso, o encontro vai mostrar a aplicação da inteligência artificial em várias áreas do setor de saúde, a começar pela acreditação, tema da exposição do médico Carsten Angel, CEO da ISQUA. Já o médico Thiago Constâncio, CEO da Medportal, vai tratar do uso desta ferramenta na gestão hospitalar, seja no controle de insumos, do tempo de internação e alta dos pacientes e na dispensação de medicamentos. “Este recurso chega para organizar a coleta de dados e evitar desperdícios e eventos adversos”, afirma o médico Péricles Cruz, superintende da ONA e um dos curadores do congresso.

Um representante da multinacional Transmural Biotech vai falar como a inteligência artificial e a genética estão personalizando os tratamentos e melhorando o desfecho do tratamento dos pacientes. Caberá ao médico Marcius Prestes, diretor de Marketing da Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa (Sobrexp), explicar a série de ações desenvolvidas pela entidade para levar o paciente a entender sua experiência dentro de uma organização de saúde.

Num mundo cada vez mais digital, a médica Helena dos Santos, vice-presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) vai discorrer sobre as habilidades e competências exigidas do novo profissional de saúde. “Por mais processos digitais que possam existir, temos de pensar nos processos profissionais voltados para um exame clínico de qualidade, utilizando esses meios digitais para facilitar o tratamento das doenças”, pondera o médico Péricles Cruz.

Ao abordar o futuro do cuidado, o CISS abrirá espaço para a equidade em saúde e a redução das disparidades no acesso e qualidade. As estratégias para a inclusão de populações vulneráveis serão tema da palestra de Santiago Narino, especialista em sustentabilidade do Hospital Israelita

Albert Einstein. Já o administrador hospitalar, Fabrizio Rosso, diretor do Fator RH, vai apontar o papel das lideranças na preparação das equipes para melhorar o atendimento dessas pessoas.

Governança

A governança bem estruturada traz não só um resultado mais efetivo como maior sustentabilidade financeira à instituição. O médico Márcio de Castro Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vai participar de um debate sobre os impactos financeiros das falhas de segurança para a sustentabilidade do negócio. Em sua palestra, ele trará a visão das diversas partes interessadas do setor do setor de saúde, como as fontes pagadoras públicas e privadas, as instituições de saúde e as entidades reguladoras.

Oe debate é fundamental tendo em vista que, segundo a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), a maioria (59% ) dos 4.466 hospitais existentes no País em 2022 tinham até 50 leitos e atendiam, em especial, pacientes da rede pública. Embora não possuam a mesma capacidade econômica das instituições com 300 ou 400 leitos, esses pequenos hospitais têm de estar aptos a prestar serviços à população.

Dentro deste cenário, o grande desafio da ONA foi desenvolver um conjunto de padrões para atender a todas as organizações brasileiras de saúde, respeitando suas características. “Precisamos capacitar os gestores dos pequenos hospitais sobre a importância do uso dos recursos para otimizar os processos, automatizar os fluxos de trabalho e preparar a equipe para que que todas as tarefas sejam executadas de forma adequada e sem desperdícios”, observa Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA e uma das curadoras do congresso.

Meio ambiente

De acordo com a ONG Health Care Without Harm, a pegada climática da assistência médica no mundo equivale a 4,4% das emissões líquidas globais, algo em torno de duas gigatoneladas de dióxido de carbono. No Brasil, várias instituições de saúde vêm implementando uma série de estratégias para reduzir o impacto sobre o meio ambiente.

“Há hospitais que trocaram as ambulâncias movidas a gasolina por carros elétricos ou substituíram os gases medicinais tradicionais por aqueles que não são nocivos à atmosfera”, explica Gilvane Lolato. “Essas ações envolvem ainda o uso da estrutura física para melhorar a captação da luz solar ou a construção de paredes físicas que mantêm o ambiente climatizado sem o uso do ar- condicionado”, complementa.

Numa mesa especial representantes do Centro de Sustentabilidade de Genebra, ligado ao Fórum Internacional de Hospitais, vão apontar medidas que podem ser adotadas pelos hospitais para reduzir a pegada de carbono. Em seguida, serão apresentados cases de sucesso no Brasil e no mundo.

Informa Markets Latam

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando por anos mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Acesse www܂informamarkets܂com܂br para saber mais.

Programa Better Stands da Informa Markets

O Better Stands é uma iniciativa dedicada a promover práticas sustentáveis e responsáveis na indústria de feiras e eventos. Através deste programa, a Informa Markets busca transformar a forma como os estandes são projetados, construídos, montados e desmontados, visando reduzir o impacto ambiental e promover a eficiência energética. Para mais informações visite betterstands.info.

Hospitalar 2025

Data: 20 a 23 de maio, das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

Programação: www.hospitalar.com/pt/home.html

Inscrição: www.hospitalar.com/pt/quero-visitar/ingressos25.html

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.