Congressos e startups marcam primeiro dia da HospitalMed

A HospitalMed chega a sua 6ª edição já consolidada como a melhor e mais completa feira do setor de saúde do Norte/Nordeste. Reunindo profissionais de diversas áreas entre hospitais, laboratórios, clínicas e grande número de fornecedores e prestadores de serviços de todo o Brasil,  o evento teve início nesta quarta-feira (3) e segue até a sexta (5), das 14h às 20h, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com foco nas tendências de mercado de saúde, a feira é referência pela apresentação de soluções tecnológicas, lançamentos em serviços e produtos, geração de novos negócios e intercâmbio profissional.

Neste primeiro dia, o público pôde ter acesso a novidades e tendências inovadoras. A startup Pikcells, por exemplo, apresentou o seu microscópio automatizado que com sistema de inteligência artificial identifica padrões e é capaz de dar diagnósticos precisos em pouco tempo. O equipamento é capaz de analisar diversos exames, entre eles parasitológicos, hematológicos, patológicos e de imagem como ressonância, raios X e tomografia. “O sistema é tão rápido no resultado quanto uma pesquisa no Google, a proposta é que no futuro a população tenha maior acesso aos exames, que terão um custo menor e com isso um diagnóstico bem mais rápido, facilitando e tornando o tratamento mais eficiente”, afirma Paulo Melo, CEO da empresa.

A Econtroles, startup criadora de um equipamento de baixo custo que promete ajudar a combater o mosquito da dengue, chega a seu segundo ano na HospitalMed com um contrato com o governo da Nigéria, graças a participação na edição anterior. “Estamos em avançadas negociações com pedido de um milhão de unidades do nosso produto. Inclusive, temos outros países africanos também interessados”, afirma o empreendedor Fernando Encarnação. O dispositivo funciona da seguinte forma: atrai a fêmea do Aedes Aegypti para pôr ovos nele, induz a eclosão e elimina as larvas em seguida. O equipamento é feito de plástico reciclável e funciona apenas com água.

No quesito qualificação e capacitação, o 1º Simpósio Norte/Nordeste de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, realizado pela HospitalMed em parceria com o Real Hospital Português, foi um dos destaques da programação no primeiro dia da feira. O encontro tratou sobre os desafios para a qualidade, segurança e o cuidado focado no paciente. Andréa Drumond, superintendente executiva do hospital, comandou a abertura do evento. “Tivemos auditório lotado e público muito participativo nesta primeira edição. Além disso, conseguimos reunir vários profissionais de referencia em suas áreas, todos engajados no cuidado ao paciente”, afirmou Andréa.

O primeiro dia da feira também teve como grande marco o lançamento de evento inédito, o Médico +Empreendedor. “O empreendedorismo médico vem crescendo de forma exponencial devido a vários fatores, entre eles, a necessidade do médico se reinventar em sua carreira. Médico + Empreendedor é sem dúvida nenhuma, uma plataforma de inteligências, cases, tendências e inovações para que o médico obtenha recursos efetivos para empreender com sucesso”, ressalta o presidente da feira, Rodrigo da Fonte. A primeira edição do Médico +Empreendedor acontecerá em 2019 com a presença dos expoentes da área.

Com o tema “Novas perspectivas da nutrição: alimentando um futuro funcional e sustentável”, o I Congresso Internacional de Nutrição – COINNUT, realizado pelo Instituto Campeão para a Vida – ICPAV também despontou na programação do dia. O encontro debateu sobre alimentação adequada, funcional e saudável na busca de manter os conceitos da sustentabilidade. Mais informações sobre programação e inscrições é só acessar o link www.coinnutcongresso.com.

A HospitalMed 2018 segue até a sexta-feira (5). Este ano, o evento conta com mais de 300 marcas expositoras, 50 eventos simultâneos e mais de 150 horas de conteúdo para aperfeiçoamento profissional durante os três dias da feira. A expectativa é que 17 mil pessoas visitem o evento.

Segundo dia da Hospitalmed apresenta 1º Fórum Norte/Nordeste de Líderes da Saúde e tecnologia com a Robótica Health

A HospitalMed chegou ao segundo dia de evento reunindo profissionais de diversas áreas no Centro de Convenções de Pernambuco. Com foco nas tendências de mercado da saúde, a feira é referência pela apresentação de soluções tecnológicas, lançamentos em serviços e produtos e geração de novos negócios. A feira acontece até essa sexta-feira (5).

A 1ª edição do Fórum Norte Nordeste de Líderes da Saúde foi destaque da programação. O evento debateu o papel da liderança nas instituições médicas e hospitalares e promoveu trocas de experiências entre os profissionais do setor de todo o Brasil. Realizado pela HospitalMed em parceria com o Real Hospital Português, o encontro contou com a participação de Denise Soares, CEO do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, José Henrique Germann, Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein, Andréa Drumond, Superintendente executiva do Real Hospital Português e Paulo Barreto, do Hospital São Lucas.

A Robótica Health trouxe o uso da tecnologia em soluções para saúde. A empresa paulista Livre apresentou o acessório Kit Livre que, quando vinculado à cadeira de rodas manual, transforma a cadeira em triciclo motorizado elétrico, promovendo à pessoa com deficiência independência e melhoria da qualidade de vida. “Com o acessório consigo me locomover sozinho em 80% do tempo. O equipamento me trouxe autonomia que não tinha e para as pessoas que assim como eu têm algum tipo de necessidade especial, o produto veio para melhorar e muito o nosso dia a dia”, afirma David Rosas, usuário do Kit Livre.

Uma solução para pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) também foi apresentada. A Neurobots desenvolveu uma luva robótica voltada para a reabilitação neurológica de pacientes que sofreram o entupimento ou o rompimento de um vaso sanguíneo que irriga a cabeça. “A nossa tecnologia é capaz de controlar dispositivos por meio do cérebro e da inteligência artificial, gerando assim a recuperação dos movimentos perdidos por meio do estímulo cerebral”, afirma Júlio Dantas, CEO e diretor executivo da Neurobots.

A Handsfree atua no desenvolvimento de inovações tecnológicas voltadas para a acessibilidade para computadores/tablets/smartphones e automação residencial por meio de movimentos com a cabeça. Na feira, foi apresentado o “Módulo Mouse HandsFree”, semelhante a um headset que capta os movimentos da cabeça em conexão com o computador. “O equipamento desenvolvido por nós oferece autonomia para pessoas com mobilidade zero ou altamente reduzidas, como tetraplégicos, paraplégicos e amputados. Com o movimento da cabeça, o usuário consegue acessar dispositivos e com a boca consegue clicar em links, abas, sites e todo o conteúdo que a internet disponibiliza”, comenta Sheyla Ferraz, coordenadora de projetos da Handsfree.

Os visitantes também puderam acompanhar de perto a simulação de uma cirurgia realizada ao vivo pelo Dr. Marcos Lyra, da Pro Delphus. No procedimento, o médico simulou a retirada de tumor maligno na mama, ressaltando a importância dos exames de prevenção no mês do Outubro Rosa. Entre as tendências, a Panasonic apresentou ao público um sistema de climatização à base de gás natural, ideal para hospitais. A vantagem está na economia de energia elétrica, estrutura e gastos com manutenção.

No ramo oftalmológico, o diretor médico do Ícone, Dr. Álvaro Dantas comentou sobre a importância do evento: “A feira é um excelente momento para apresentarmos à comunidade científica e aos formadores de opinião as últimas inovações da área, entre elas a cirurgia de catarata a laser e um implante definitivo destinado ao tratamento do glaucoma, capaz de controlar a pressão intraocular”, disse o médico.

A MV trouxe o “PEP”, prontuário eletrônico do paciente, integrado à plataforma SOUL MV.  A nova versão mobile é capaz de reunir informações clínicas e assistenciais de todos os atendimentos e também é capaz de cruzar informações e evitar possíveis erros médicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.