Covid-19: guia prático de infectologia

87

Em um momento de incertezas diante de um cenário completamente novo para médicos e pesquisadores, a Manole lança no Brasil o primeiro livro completo sobre a doença causada pelo novo Coronavírus: “Covid-19 Guia prático de infectologia é uma obra atualizada, contendo as normas e condutas atuais para o manejo da Covid-19. É assinada pelo médico da Fiocruz Alberto dos Santos de Lemos, que se dedica a pesquisas sobre o tema no país.

A proposta do livro é ser um guia de consulta para os profissionais que estão na linha de frente do combate à doença, trazendo conhecimento essencial, científico e atualizado. Manifestações clínicas e a história natural da Covid-19, aspectos diagnósticos e terapêuticos, além de cuidados de biossegurança, dentro e fora do ambiente de assistência à saúde, estão entre os temas de trabalho. “Covid-19 ­Guia prático de infectologia” também discute as perspectivas futuras no enfrentamento da pandemia.

Autor

ALBERTO DOS SANTOS DE LEMOS é médico infectologista, chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (FIOCRUZ) e coordenador do Programa de Residência Médica da instituição. É médico do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), membro da Comissão de Ensino e Residência Médica da Sociedade Brasileira de Infectologia e participante da Task Force for Global Health. Realiza ações de pesquisa, ensino e assistência na área de Infectologia, com foco em imunização, vigilância de doenças emergentes e reemergentes e infecções em imunossuprimidos.