Covid-19: Parlamentar reivindica ampliação de recursos para tratar pacientes

O deputado Edmir Chedid (DEM) reiterou nesta quarta-feira (7) ao governo estadual a solicitação para o aumento do repasse de recursos financeiros às unidades públicas de saúde. A intenção é garantir a manutenção e consequente ampliação do atendimento gratuito prestado aos pacientes dos 42 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS VII – Campinas).

Os problemas relacionados ao orçamento precário e à falta de equipamentos adequados e de remédios de uso contínuo dos pacientes constam do relatório elaborado pelo parlamentar à Secretaria de Estado da Saúde. O documento foi organizado em parceria com gestores públicos municipais – prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Saúde – do Circuito das Águas e da Região Bragantina.

“O governo do Estado de São Paulo precisa renovar os convênios com os 42 municípios da DRS VII para a manutenção do custeio das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e das enfermarias destinadas aos pacientes com Covid-19. O apoio é fundamental para que os hospitais, as Santas Casas e as demais unidades de saúde sigam oferecendo tratamento adequado à população”, destacou.

Neste documento, Edmir Chedid também defendeu a instalação de usinas de oxigênio para atender a demanda dos 42 municípios, bem como a liberação de mais cilindros de oxigênio às unidades públicas de saúde. “O aumento contínuo referente ao número de casos registrados pela DRS VII comprova a necessidade do apoio do governo do Estado para todos os municípios da região”, garantiu.

Leitos

Membro efetivo da Comissão de Saúde (CS) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Edmir Chedid também reiterou ao governo do Estado a necessidade da ampliação do número de leitos de UTI e enfermaria para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. “A intenção é evitar que pacientes fiquem aguardando por atendimento especializado, como tem ocorrido em diversos locais.”

O parlamentar explicou que muitos pacientes de municípios menores poderão encontrar dificuldades no acesso ao tratamento da Covid-19 atualmente oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, é preciso prevenir a superlotação do sistema. “A única maneira de prevenir ou mesmo amenizar o problema é justamente aumentando o número de vagas para a população”, declarou.

Medicamentos

Em relação aos medicamentos, Edmir Chedid defendeu ao governo do Estado a liberação dos produtos que compõem o “kit intubação”. Além disso, explicou que é preciso regularizar o fornecimento de medicamentos de alto custo – componentes especializados – para evitar problemas ao Sistema Único de Saúde. “A demanda é grande, mas precisamos do apoio para evitar mortes”, concluiu.

O documento elaborado pelo parlamentar foi entregue para o secretário executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, durante reunião na sede da Pasta, em São Paulo. Nos próximos dias, o deputado Edmir Chedid irá se reunir com representantes municipais da Saúde para o acompanhamento das atividades implantadas com o intuito de conter a pandemia de Coronavírus e tratar os pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.