O Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, marcado para 3 e 4 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), apresentará o que há de mais resolutivo e avançado para atender às necessidades de cuidado e assistência aos pacientes.
Com a participação de gabaritados especialistas do Brasil, o CONDEPE 2018 dispensará especial atenção ao campo da terapia intensiva, tratando de questões como o uso da microdiálise em paciente neurológico, a utilização do balão intra-aórtico, processos dialíticos na insuficiência renal, a atuação do enfermeiro na pós-cirurgia cardíaca, monitorização invasiva e não invasiva do paciente crítico.
“Nosso intuito é reciclar o conhecimento científico e aperfeiçoar a prática de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, proposta imprescindível para um segmento em que as descobertas e novidades são inúmeras, todos os dias. Certamente, permitirá a interação entre todas as especialidades de nossa área, o que também é essencial à promoção de saúde eficaz e segura à população”, afirma Débora Feijó Vieira, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI) e professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Entre as metas prioritárias do CONDEPE 2018, merece destaque a melhoria dos desfechos clínicos para a qualidade de vida na pós-alta da UTI. Assim, a temática será distribuída em diversas atividades com interação dos congressistas, como palestras, workshops e oficinas.
Aliás, haverá um workshop específico sobre as necessidades de cuidados aos pacientes e seus impactos no dimensionamento da equipe de enfermagem, além de oficina sobre atuação do enfermeiro na ventilação mecânica.
O Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem 2018 trará também novidades em terapia nutricional e intensiva, feridas e estomas, traumas, pacientes críticos, estética, saúde, enfermagem forense, entre outras. As inscrições estão abertas, podendo ser efetuadas no site www.condepe2018.com.br, onde há informações gerais sobre a programação científica e atividades práticas.