Preparação para o parto e cuidados básicos com o bebê serão temas de curso em Cuiabá

Foto: Revele Projetos Fotográficos

Informação na gestação nunca é demais. Boa parte do tempo livre das futuras mamães, em especial das primigestas [mulheres em sua primeira gestação], é consumido enquanto buscam novos conhecimentos. Isto, na tentativa de desempenharem ainda melhor esse papel repleto de responsabilidade – que é o de gerar e cuidar de outra vida. Está vivendo esse momento e quer ouvir ao vivo o que os especialistas têm a dizer sobre o assunto por meio de um bate-papo descontraído?

Em Cuiabá (MT), no dia 3 de março, o Hospital Santa Rosa irá realizar a primeira edição do “Curso para Gestantes”, a partir das 8h, em seu auditório. O evento visa promover a troca de informações sobre assuntos que permeiam o cotidiano das futuras mamães, bem como dos futuros papais. A iniciativa faz parte das atividades do Projeto Parto Adequado, que tem como objetivo reduzir as altas taxas de intervenções desnecessárias no país e desmistificar o parto normal.

Na ocasião, uma equipe multiprofissional irá abordar temas relacionados à gravidez, parto, pós-parto e primeiros cuidados com o bebê. Entre eles, as modificações no organismo materno na gravidez e pré-natal; os diferentes tipos de parto [cesárea e via vaginal]; a preparação, fisioterapia e assistência ao parto normal [métodos não-farmacológicos de alívio de dor e apoio psicológico]; a analgesia de parto e anestesia para parto cesárea; bem como amamentação e cuidados com o recém-nascido.

Conforme explica a ginecologista e obstetra Caroline Paccola, uma das coordenadoras da especialidade no Santa Rosa e também do Projeto Parto Adequado na instituição, um dos objetivos do encontro é proporcionar aos participantes orientações e informações pertinentes sobre o tema em prol de prepará-los para uma experiência gestacional e de parto bastante positiva.

“Por meio de várias palestras, tanto a gestante quanto seu acompanhante irão aprender, por exemplo, a lidar com as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gravidez e pós-parto. Além disso, eles também terão a oportunidade de conhecer melhor o Projeto Parto Adequado e também a estrutura do Santa Rosa, que aderiu à segunda fase da iniciativa em 2017 e é acompanhado por um ‘hospital padrinho’, o Nipo-Brasileiro, de São Paulo”, explica Caroline.

O Projeto Parto Adequado é desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com apoio do Ministério da Saúde. As inscrições para o “Curso de Gestantes”, com vagas limitadas, podem ser feitas por meio do contato (65) 3618-8174. A entrada será um pacote de fraldas pediátricas para doação.

ESTRUTURA – O Santa Rosa apresenta em sua estrutura uma suíte PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) com ambientação para redução de ruídos e iluminação adequada, banheira, bola, banqueta ergonômica, barra espaldar (métodos não farmacológicos de alívio de dor) e um moderno equipamento de anestesia, que proporciona maior segurança ao local. Durante todo o processo de parto a gestante poderá contar com a presença de um acompanhante.

Além disso, a instituição conta com uma equipe de enfermeiras obstetras e berçaristas; plantão de anestesistas de corpo presente e obstetras 24 horas; pediatras de sobreaviso para recepcionar os recém-nascidos; e UTI Neonatal e Adulta para garantir toda segurança necessária à mãe e ao bebê durante e após o procedimento.

ACREDITAÇÃO – Ao completar 20 anos, o Hospital Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.