Cuidados paliativos do Hospital Amaral Carvalho recebem nova acreditação de sociedade europeia

Equipe multidisciplinar da Unidade de Controle da Dor e Cuidados Paliativos

A Unidade de Controle da Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú (SP), obteve a renovação da acreditação pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (Esmo), como forma de valorização pelo serviço prestado pela instituição, que é referência nacional em tratamento de câncer e transplante de medula óssea.

Iniciado em 2003, o programa da Esmo reconhece centros de tratamento de câncer por alcançar alto padrão de integração de oncologia médica e cuidados paliativos. A acreditação é válida por três anos.

A primeira acreditação foi designada ao HAC em 2011. Para a oncologista clínica Juliana dos Santos e Oliveira Victor, médica-assistente da unidade, “trata-se do reconhecimento de uma sociedade de respeito na área pelo nosso trabalho, mesmo sendo uma especialidade ainda pouco conhecida e com muitos preconceitos em torno da mesma”.

Cuidados paliativos representam a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença ou agravo que ameace a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

A unidade do HAC possui 17 leitos de internação – são, em média, 55 internações/mês -, oferece atendimento ambulatorial diário (com consultas pré-agendadas), realizado por três médicas-assistentes, coordenadas pelo oncologista Carlos Augusto Beato, além de outros profissionais, como enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.