No final de março, aconteceu o curso anual de cirurgia laparoscópica, na Universidade de Montevidéu, no Uruguai. Os principais temas apresentados na formação foram sobre as cirurgias de próstata e rim, reunindo 15 professores e 25 alunos.
O professor Dr. Marcos Tobias Machado, urologista da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), marcou presença no curso auxiliando estudantes em uma atividade teórico-prática juntamente com outros professores, “Os alunos tiveram a oportunidade de treinar em caixa preta e animais. A parte teórica foi ministrado com aulas expositivas e cirurgias demonstrativas”, explica Dr. Marcos.
O organizador do curso, Levin Marinez, comemorou com os convidados sua ascensão ao título de catedrático em urologia na Universidade de Montevidéu, cuja instituição é a única que possui o curso de Medicina no país.
O evento também contou com a presença de ilustres baluartes da urologia, os professores Octávio Castilho, do Chile, e Eduardo Zungri, da Espanha. Em nome dos convidados estrangeiros, o professor Dr. Marcos Tobias Machado teve a honra de entregar uma placa de reconhecimento pela titulação do Professor Marinez.
“Receber o grau máximo de titulação é uma responsabilidade muito grande, uma vez que a formação acadêmica dos urologistas de todo Uruguai vai depender do trabalho dele”, comenta Dr. Marcos Tobias.
Ao final do curso, a avaliação dos alunos foi positiva, demonstrando a excelência das aulas e do treinamento obtidos. A formação foi aprovada pela Universidade de Montevidéu e a Sociedade Uruguaia de Urologia.