Curso de Transtorno Alimentar aborda todos os aspectos das doenças na alimentação

Cerca de 4,7% da população brasileira, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), possui transtornos alimentares, um conjunto de doenças psiquiátricas de origem genética, hereditária, psicológicas e/ou sociais, caracterizados por perturbação persistente na alimentação. Entre os jovens, o índice pode chegar a espantosos 10%.

“Com o aumento expressivo de pessoas com algum tipo de Transtorno Alimentar e a demanda de tratamento multidisciplinar, cresce a necessidade de psicólogos, nutricionistas e profissionais capacitados para atuar neste campo. Pensando neste cenário, criamos um curso capaz de fornecer ferramentas aprofundadas para o manejo clínico no tratamento de Transtornos Alimentares”, afirma uma das palestrantes e organizadoras do evento, Flávia Teixeira, psicóloga, mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ, especialista em Transtornos Alimentares pela USP e pós-graduada em Psicossomática Contemporânea.

Temas abordados no curso:

– Bulimia

– Anorexia

– Compulsão alimentar

– Transtorno Alimentar na prática clínica

– Fatores predisponentes, desencadeadores e mantenedores

– Crenças distorcidas dos pacientes

– Aceitação corporal

– Etapas do tratamento dos transtornos alimentares

– Medicações indicadas a pacientes com Transtornos Alimentares

– Prática clínica Psiquiátrica e o manejo aos pacientes com Transtornos Alimentares

O curso é dividido em dois módulos:

Módulo Introdução: Diagnóstico, controvérsias no diagnóstico e tendências futuras; Aspectos Psicológicos dos Transtornos Alimentares; A equipe multidisciplinar/interdisciplinar; O comer emocional; Tratando pacientes com Transtornos Alimentares – Psicologia; e Atividade prática.

Aulas ao vivo, das 20h às 22h

Segundas: 05/07/21, 12/07/21, 19/07/21.

Módulo Aprofundamento: Conhecendo mais sobre o Transtorno Alimentar; Manejo Clínico Psiquiátrico; Manejo Clínico da Nutrição; e Atividade prática.

Aulas ao vivo, das 20h às 22h

Segundas: 26/07/21, 02/08/21, 09/08/21.

O curso terá emissão de certificado de 6 horas por módulo.

Palestrantes

Aline Dalacqua, psicóloga e neuropsicóloga formada pelo hospital Albert Einstein, tem especialização em Autismo pelo CBI of Miami, formada em Transtornos Alimentares pela USP – Ambulim, atua focada na área de transtornos alimentares desde 2015, atendendo adultos e crianças.

Flávia Teixeira, psicóloga, mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ, especialista em Transtornos Alimentares pela USP, pós-graduada em Psicossomática Contemporânea, Professora de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar na UFRJ.

Informações e inscrições: www.sympla.com.br/curso-de-transtornos-alimentares-para-psicologos-nutricionistas-e-estudantes-oitava-turma__1230665

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.