Tosse e dor de garganta podem persistir como sintomas pós-Covid-19

Alguns dos sintomas da Covid-19 se assemelham aos do resfriado e da gripe. A tosse é um deles. Ainda que nem todos os infectados apresentem sintomas mais graves, em alguns casos, ela persiste mesmo depois da recuperação. Se for muito intensa e continuar por muito tempo, é preciso procurar um especialista para o tratamento correto.

O Paraná soma hoje 1,17 milhão de casos confirmados do novo Coronavírus. São mais de 29 mil mortes, e 822 mil recuperados.

O novo Coronavírus precisa de uma célula humana para se replicar. A proteína spike encontrada no vírus faz com que o sistema imunológico desenvolva uma defesa, que em algumas pessoas pode desencadear uma cascata de reações inflamatórias desproporcionais, seguida por uma tempestade de citocina. Essas inflamações são mais graves na parte respiratória. A tosse costuma ser uma das reações do organismo ao problema.

“A tosse pós-Covid-19 é muito comum. Geralmente ela diminui em até seis semanas”, explica o dr. David João Neto, pneumologista do Hospital IPO. “Porém, como se trata de um processo inflamatório diferente em cada paciente, a tosse da Covid faz uma reação de pequenas vias aéreas, e costuma ser bem resistente ao tratamento com medicação comum”, informa.

Por isso, se o problema persistir após seis semanas, é preciso procurar um otorrinolaringologista ou um pneumologista. Segundo o dr. David João, a tosse gerada pela Covid-19 atinge pequenas vias aéreas e costuma ser resistente ao tratamento com medicação comum. Nesses casos, é importante fazer uma espirometria – exame que mede a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Muitas vezes, é preciso utilizar corticoides inalados ou broncodilatador para tratar o sintoma. “Quando a tosse incomoda demais, impedindo a pessoa até de comer ou dormir, é preciso usar substâncias como a codeína”, acrescenta.

Como mecanismo de defesa, a tosse expele o ar com uma força muito grande. Se ela persiste por muito tempo, pode causar trauma na mucosa da faringe e da laringe. Mucosa que provavelmente já foi ferida pela ação do vírus. Um trauma como esses pode gerar também dor de garganta e aumentar o incômodo do paciente recuperado de Covid-19 cujos sintomas permaneceram após a doença.

A persistência e a intensidade da tosse costumam depender do histórico do paciente. O especialista lembra que pessoas que já contam com uma sensibilidade maior para tosse, seja por mudança de temperatura ou em casos de cheiros mais fortes, podem sofrer mais com o problema.

“É muito importante reforçar a continuidade do uso de máscara, de manutenção do distanciamento e do uso do álcool gel”, salienta o pneumologista. “Mas a gente tem visto as pessoas muito acuadas, deprimidas, deixando de fazer coisas importantes como cuidar da própria saúde, em alguns casos, de problemas ainda mais sérios que a Covid-19. É preciso ter responsabilidade e fazer as coisas corretamente para continuar a vida”, acrescenta.

20 COMENTÁRIOS

  1. EU E MINHA ESPOSA TESTAMOS POSITIVO PARA COVID HÁ 20 DIAS. NÓS DOIS JÁ TINHAMOS TOMADO A TERCEIRA DOSE. NÃO TEMOS COMORBIDADES. A MÉDICA DO POSTO ACONSELHOU FICARMOS ISOLADOS POR 10 DIAS, O QUE FIZEMOS. PORÉM MESMO JÁ TENDO PASSADO 20 DIAS TANTO ELA QUANTO EU AINDA ESTAMOS SENTINDO UM POUCO DE DOR DE GARGANTA E EU PARTICULARMENTE SENTINDO MAIS CANSAÇO DO QUE O NORMAL, COM SONOLENCIA. PERGUNTO, PODE SER REAÇÃO AINDA DECORRENTE DA COVID?

  2. Depois de testar positivo para o covid e terminando o meu isolamento, começou uma tosse que não passa. Muita coceira na garganta, traqueia, secreção na garganta, voz ainda um pouco anasalada. Nenhum xarope resolve, nem anti alérgico.

  3. Tive covide em 14 de janeiro, e até hoje não fiquei boa da garganta, passa 2 dias sem incomodar e depois volta a arder e ficar avermelhada,não tem placa, só irritação constante.Será que é consequência pós covide?

    • Olá, Juliana. Você pode estar com refluxo gastro esofágico, que causa essa irritação na garganta. Procure um clínico geral para ele lhe avaliar. Se você puder, vá também a um gastroenterologista.

  4. Olá Julliana!! Não querendo te desanimar, mas depois que tive covid fiquei assim!! 2 meses depois do covid começou arder e doer a garganta e já faz 1 ano!! E até agora estou sofrendo pois já gastei muito em médicos e nada se resolve!! Só Deus mesmo!!

  5. Boa tarde, tenho as vacinas complètes.tive o covid em março.
    Desde entao ,tenho gripe,tosse coceiras terriveis no nariz e olhos.ja fui ao medico. Faço o tratamento indicado o olho melhora. Depois de 2 dias volta à coceira ao fim do tratamento.mas à gripe e à tosse continua .o que faço

    • Já tem mais 6 semanas e minha garganta tb não melhora ou melhora alguns dias piora depois, se falo muito ou como algo mais “duro” ela irrita mais…..vcs já m3lhoraram ??

  6. Olá boa tarde! Tive Covid pela segunda vez no início de fevereiro, tive muita tosse durante, e hoje, após quase cinco meses ainda tenho muita tosse durante a noite e as vezes durante o dia tbem, é comum mesmo depois de tanto tempo?

  7. Peguei covid no inico do ano e até agora n paro de tossir, já fui em vários médicos, até no otorrino, ele passou bombinha, anti alérgico tudo e n melhorei nada

  8. Olhando todos estes relato só vou ser mais uma a relatar a. Mesma coisa. Mais de 5 semana com fosse etc olha que eu sou vegetariana e sou fisioterapeuta e cudo bem da minha saúde. Eu tô muito mal com está tosse.

  9. Fiz a três doses e na fase pior não peguei o covid, agora com esse relaxamento ficar sem uso de máscara com certeza está agravando situação sim!
    Ou pensam que Brasileiro tem cultura igual do Japão.
    Japonês são respeitosos com o próximo se até suspeitar de uma simples gripe, eles já saem de máscara
    mesmo antes da covid19.

  10. Testei positivo da covid,tinha tomado quarta dose da vacina,hoje já curada,estou com uma tosse persiste que não estou aguentando.
    Alguém tem alguma dica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.