Curso do ICB-USP aborda tratamento farmacológico para a dependência de drogas

Até 28 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o curso “Drogas de Abuso e Tratamento Farmacológico da Dependência”, promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). O curso será realizado em formato EAD entre 13 de março e 1 de maio, sendo duas horas de aulas teóricas e duas de atividades extras por semana, tudo a distância.

Voltado para profissionais da saúde e da área de humanas, o curso constará de oito tópicos: farmacologia e neuroadaptação; as bases neurológicas da dependência; etanol; tabaco; maconha e LSD, opioides; psicoestimulantes (anfetamínicos, cocaína); e o potencial das vacinas no tratamento das dependências.

“O curso também abordará os riscos relacionados à instalação da dependência de medicamentos e as formas de minimizá-los”, afirma o professor Moacyr Aizenstein, que organiza o curso. “Os psicoestimulantes, usados para tratamento de TDAH, por exemplo, podem gerar dependência caso não se considerem alguns cuidados”, alerta.

Com formação em farmácia e bioquímica, Aizenstein é coordenador do Laboratório de Farmacologia Clínica do ICB-USP. Fez seu pós-doutorado em psicofarmacologia na Universidade da Califórnia (UCSD) e é autor dos livros Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos e Introdução a Psicofarmacologia Clínica.

Além dele, duas professoras convidadas irão ministrar as aulas: Cleopatra da Silva Planeta, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujas pesquisas são focadas nas bases neurais da dependência de drogas; e Denise Moraes da Fonseca, do Departamento de Imunologia do ICB-USP, que, entre outros estudos, investiga o uso da imunologia como possível ferramenta para o tratamento das dependências.

Serviço: As inscrições para o curso “Drogas de Abuso e Tratamento Farmacológico da Dependência” devem ser feitas por este link até 28 de fevereiro. Valor: 150,00. Serão fornecidos certificados aos alunos que obtiverem participação em 85% das aulas. Mais informações por este e-mail ou pelo telefone (11) 96480-8557.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.