“Curvas da Vida”: quando a arte simboliza a força para superar contornos da trajetória

Curvas da vida. O nome da série de obras do pintor Marcelo Maria de Castro é mais do que sugestivo. Viver é seguir em frente, ainda que pelo caminho apareçam desvios, contornos imprevistos da trajetória. Pois é essa simbologia impressa nas pinturas abstratas do artista que decorará as paredes do Centro de Oncologia Campinas (SP) nos próximos 30 dias. A mensagem de seguir adiante dada diariamente aos pacientes ganha agora forma nos trabalhos de Marcelo.

Dentre as muitas qualidades da arte, lembra o médico Fernando Medina, está a capacidade de minimizar o sofrimento humano. “Enquanto o COC trabalha o aspecto físico da recuperação, a arte pode contribuir com aspectos emocionais”, detalha. “E essa parceria entre corpo e mente é valorizada constantemente dentro da unidade médica”, acrescenta o oncologista do COC.

Medina explica que o tratamento do câncer é agressivo. Sessões de quimio e radioterapia, apreensão e ansiedade são companheiras de boa parte dos pacientes. “Quando acrescentamos arte ao ambiente, acrescentamos também sensibilidade, afeto e amparo a quem frequenta o centro”, reforça.

A parceria com o artista Marcelo de Castro ainda soma diversos outros benefícios, salienta o diretor do COC, Antônio Amaro Moreira. “Paredes que trazem mais do que cor; imagens que traduzem sentimentos; cores que sugerem a arte e o artista. Tudo isso auxilia a mudar o foco para longe da dor ou de pensamentos estressantes, concentrando-se na recuperação e em atividades reconfortantes e agradáveis”, avalia.

Artista

Quando concebeu a exposição “Curvas da Vida”, Marcelo Maria de Castro se inspirou em Manoel de Barros, escritor modernista brasileiro que escreveu: “A reta é uma curva que não sonha”. A partir daí, colocou seus sentimentos nas telas. “A curva é, então, uma reta que sonha. Minhas obras são um convite a sentir o corpo, e a sentir também as cores, não pelo intelecto, pelo que os nomes das cores representam, mas pela sensibilidade que elas carregam”, define o artista, professor há dez anos da Panamericana Escola de Arte e Design.

Carioca, Marcelo vive em São Paulo, capital, há mais de 20 anos. Ao desenvolver e agrupar os trabalhos expostos no COC, teve em mente também a campanha “Março Lilás”, dedicada à conscientização e tratamento do câncer de colo de útero. “Antes de fazer essa coleção abstrata eu andava meio reflexivo. Foi aí que comecei a entender melhor o olhar do observador. É um olhar curativo. Fiquei muito satisfeito com o resultado e espero que as pessoas possam se sentir melhor ao olhar minhas obras”.

Exposição

As obras de Marcelo ficarão expostas nas paredes dos saguões do Centro de Oncologia Campinas, em Barão Geraldo, até o próximo dia 5 de maio. Perto de cada quadro haverá um QR Code. Ao apontar a câmera de celular para o código, a pessoa conhecerá todas as informações sobre a obra e o artista. Também poderá entrar em contato caso haja interesse em adquirir algum dos quadros.

COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de renomado corpo clínico e eficiente equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes. Possui Centro Cirúrgico Ambulatorial, salas de imagens, de quimioterapia e de radioterapia, Unidade de Hemotransfusão e Células-tronco e hospital day.

O Centro de Oncologia Campinas está localizado na Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.