Dados apontam para uma redução de 50% da mortalidade em UTIs Pediátricas do SUS

60

Visando diminuir o vazio assistencial no Sistema Único de Saúde, o projeto TeleUTIP do PROADI-SUS disponibiliza consultoria remota para Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTIPs) do SUS. Desde o início do projeto, em novembro de 2018, aproximadamente 600 crianças foram atendidas.

No Brasil, quando se fala sobre especialistas médicos, além da má distribuição, há também uma quantidade pequena de profissionais. Para dar suporte às UTIPs, o projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (TeleUTIP), coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio Ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), vem realizando atendimento à distância em Sobral (CE), Palmas (TO) e no Rio de Janeiro (RJ).

O acompanhamento desses pacientes é feito de forma diária, como explica o Dr. Felipe Cabral, Coordenador Médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento. “Contamos com uma equipe multiprofissional que dá apoio por meio da telemedicina. Realizamos rounds diários entre a equipe especializada do Hospital Moinhos de Vento e os médicos e enfermeiros do SUS”, conta. Desde novembro de 2018, o projeto também promove a discussão de casos mais graves (chamado de complex cases), trazendo uma troca de conhecimentos e protocolos de tratamento.

No Hospital Geral de Palmas, em comparação com o período pré-projeto, dados preliminares mostram uma redução da mortalidade em 50%, mostrando a importância do compartilhamento de cuidado entre as equipes multidisciplinares.

Covid-19

Com a chegada da pandemia de Covid-19, a iniciativa aumentou seu escopo de trabalho, levando os atendimentos também para UTIs adultas. Atualmente, são 98 leitos de UTI adulto atendidos, em hospitais como Hospital Regional Norte, em Sobral (CE), Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA) e Hospital de Clínicas de Passo Fundo, em Passo Fundo (RS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

3 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.