De paciente a servidora no Hospital Estadual Materno Infantil

Fonoaudióloga Ana Cristina auxilia mãe a amamentar seu filho. Foto: Marilane Correntino

No mês em que se comemora o Dia do Fonoaudiólogo – 9 de dezembro, o Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), de Goiânia (GO), traz a história de uma de suas profissionais – a fonoaudióloga Ana Cristina dos Santos.

Ana Cristina passou a fazer parte do quadro de colaboradores do HMI, em julho deste ano. Ela trabalha com bebês prematuros. Sua atuação tem como objetivo a adequação do sistema sensório-motor oral, a deglutição segura e eficaz, a promoção do aleitamento materno, orientação para as mães amamentarem melhor, a humanização do ambiente e a interação com a equipe multiprofissional.

A profissional não imaginava que fosse trabalhar no Materno Infantil, mas já conhecia a unidade por um outro olhar – a visão de paciente.

Há pouco mais de seis anos, Ana Cristina, estava grávida de sua segunda filha. Com pré-eclâmpsia, ela veio para o HMI, que é referência em atendimento de média e alta complexidade. Em 25 de outubro de 2015, nasceu Ana Clara, prematura de 31 semanas, pesando apenas 620 gramas.

A bebê teve que ficar na UTI Neonatal e depois passou por outros setores da unidade, até receber alta. “Foram momentos de grandes desafios. Mas encontrei o apoio, o carinho e a dedicação dos profissionais do hospital e a partir do que fizeram pela minha filha e por mim, passei a ter uma estima especial pela unidade. Tenho muita gratidão”, pontuou Ana.

Para a fonoaudióloga foi uma alegria imensa trabalhar no hospital onde ela foi tão bem acolhida. “Depois de tudo que passei é muito gratificante poder trabalhar com a neonatologia e retribuir todo amor que recebi. Me sinto honrada e privilegiada por esse trabalho, onde procuro fazer com que os pais percebam que segurar seus bebês prematuros  nos braços é um milagre divino. E que estamos aqui para ajudar e ensinar a cuidar dessas pessoas especiais”, disse emocionada.

O que Ana Cristina não imaginava era que ao entrar na unidade, fosse se deparar com a fotografia dela e sua filha, na galeria de recém-nascidos prematuros, que fica logo na entrada do hospital. “Foi uma surpresa muito boa! E todos os dias que chego nessa unidade agradeço a Deus pela oportunidade de poder servir nossos pacientes”, destacou ela.

“Poder contar com uma profissional tão comprometida, que tem empatia e motivação como a Ana Cristina é maravilhoso! Ela veio somar a  uma equipe bem engajada e proativa. Tenho muito orgulho!”, salientou a coordenadora da Fonoaudiologia, Fernanda Mendanha.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.