Nesta quarta-feira (24) foi realizada a primeira palestra mensal voltada para os familiares do CITRAD – Centro de Intervenção, Tratamento e Reabilitação de Adictos – HOSPITAL DIA (HD) da Casa de Saúde Saint Roman, sob a coordenação da psicóloga Sonária Martins, coordenadora do HD.
Na ocasião, a psicóloga Mariana Lisboa, coordenadora do grupo de orientação aos familiares HD, realizou palestra sobre o enfoque da dependência química como doença crônica.
Durante o evento, ela abordou tópicos importantes como: Por que a dependência química é considerada uma doença? Quais os critérios para considerar uma pessoa dependente química? Como iniciar o tratamento? Em que momento deve-se procurar ajuda? Se a ajuda é só para o dependente ou para a família também? Se a família pode ajudar?
Além de abordar outras dúvidas que acometem as pessoas que cercam o dependente e muitas vezes não sabem como agir.
“Mensalmente, o Hospital Dia da Casa de Saúde Saint Roman realizará uma palestra, destinada aos familiares, abordando aspectos que possam auxiliar no processo de recuperação, tratamento e melhora na qualidade das relações familiares e bem-estar de todos”, ressalta Sonária Martins.