Desafios da saúde são os temas que o HCX debate na Hospitalar 2024

O impacto da pandemia da Covid-19 mostrou a necessidade de uma redefinição das demandas e expectativas quanto aos cuidados da população obrigando os profissionais do setor a darem maior ênfase à sustentabilidade dos modelos de serviços de saúde por meio da modernização da gestão e do incremento de inovações com a digitalização da saúde. Nesse cenário, o expressivo avanço das tecnologias médicas exigiu também a maior utilização da engenharia clínica nos hospitais e instituições de saúde garantindo sua utilização segura e otimizada.

Estes desafios do setor de saúde serão debatidos durante a Hospitalar 2024 no estande da escola HCX do Hospital das Clínicas da FMUSP, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Água Funda, São Paulo, durante a Hospitalar 2024, no Expo Center, no período de 21 a 24 de maio, em São Paulo. As tendências e desafios da engenharia clínica, a inovação e transformação das tecnologias em saúde, a judicialização em saúde, IA generativa e a Telesaúde, são alguns dos principais temas que serão apresentados no evento pelo grupo de palestrantes formado pelo corpo clínico do complexo HC, além de especialistas externos convidados.

As atividades programadas na Hospitalar 2024 refletem o programa educacional HC Líder desenvolvido pelo HCX em parceria com o Inova HC (Núcleo de Inovação do HCFMUSP) e o Instituto Butantan, que reúne quatro MBAs englobando a Gestão da Inovação em Saúde, Gestão da Saúde, Engenharia Clínica e Saúde Digital, e busca capacitar os profissionais para atuar em um cenário em constante evolução. Embora independentes entre si, os cursos de MBAs promovem aulas transversais, especialmente na área de Direito, e possibilita a oportunidade de interação com profissionais ativos no campo, abordando casos reais, nas unidades do complexo HC.

Para a diretora executiva do HCX, Gisleine Eimantas, “é fundamental que os profissionais e lideranças se adaptem à constante transformação na área da saúde, diante de novas tecnologias, produtos e legislações’. Assim, trazer a discussão para a Hospitalar 2024 permitirá aos participantes conhecerem os programas desenvolvidos pela escola para que os profissionais consigam desempenhar seu papel nas organizações, preparando-se e aprendendo com profissionais experientes”, completa.

Simpósio Ser Integral

O HCX também promoverá durante a feira Hospitalar 2024, o Projeto Ser Integral, na quinta-feira, dia 23, que visa promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaborares no ambiente de trabalho, e apresentar os primeiros resultados do projeto piloto desenvolvido no próprio HC, que poderá ser replicado em empresas, hospitais e instituições de saúde em geral.

O objetivo é apresentar ao público e empresas participantes do evento a experiência bem-sucedida do projeto implantado no próprio HC, explica a diretora-executiva do HCX. “O projeto visa melhorar o bem-estar físico, mental, social e espiritual de indivíduos e populações, o que está ligado intrinsecamente às atitudes, escolhas e a coragem de mudar de hábitos de cada indivíduo. O objetivo é ter uma população comprometida com a sua própria saúde”.

Atualmente, o projeto está sendo aplicado apenas com os funcionários do HC, mas está aberto para empresas e instituições que tenham interesse em implantar programas desta natureza nas suas empresas.  Após o programa piloto bem-sucedido com 80 pessoas, agora já está sendo montada uma primeira turma, com 400 pessoas cadastradas, explica o coordenador do projeto, professor Haino Burmester.

Durante a feira, o HCX irá lançar também o curso de especialização em saúde integrativa, reconhecido pelo MEC, com duração de 12 meses e 450 horas, e início previsto em agosto deste ano, buscando disseminar as práticas integrativas e a experiência do HC.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.