O Dia do Médico foi marcado com uma missa em ação de graças, celebrada pelo Frei Fernando Araújo OFM, no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis (RJ). A homenagem aos profissionais também contou com um café da manhã especial, servido no salão nobre da instituição.
Durante a missa que celebrou São Lucas, o patrono dos médicos, Frei Fernando deu sua bênção aos presentes e citou o médico Miguel Couto, cuja estátua o apresenta com veste talar sob o avental de cirurgia.
“Hoje é o dia de São Lucas, que foi médico, evangelista e apóstolo de Cristo. Acredito que todos os médicos são missionários. Ser Médico é mais do que apenas exercer uma profissão, é servir à vida. É muito mais do que ser técnico, é ter tato para lidar com o ser humano”, citou o Frei durante a realização da missa.
Para o diretor executivo do Hospital Santa Teresa, Eduardo Salvaya, os médicos são peças fundamentais dentro da sociedade, que dedicam a sua vida a ajudar pessoas a se prevenirem e se curarem de doenças.
“O médico é uma figura essencial dentro da sociedade. São eles que sempre se colocam à disposição dos pacientes com todo amor, empatia e afeto. Por isso, no dia de hoje gostaria de parabenizar todos os profissionais desta classe, especialmente os do Hospital Santa Teresa que acompanho de perto e vejo o quanto se empenham em dar o melhor atendimento aos seus pacientes”, disse o diretor.