Dia Mundial da Saúde reforça importância da valorização dos profissionais da linha de frente

Comemorado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre diferentes fatores que afetam a Saúde de todos. Em 2021, a celebração ganha uma importância ainda maior por conta da pandemia provocada pela Covid-19, já que nunca se falou e precisou tanto de saúde em todo o planeta. No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão (SC), que faz parte da Rede Santa Catarina, a data é lembrada com ações de valorização dos profissionais da linha de frente e adoção de um modelo de atendimento humanizado.

De acordo com Marli Rafael Joaquim, gerente de Enfermagem do HNSC, com a atuação na linha de frente do atendimento médico e hospitalar, os profissionais de saúde são essenciais para a evolução e melhoria das condições de bem-estar. Para ela, o Dia Mundial da Saúde é uma data importante para a valorização desse time, que está há mais de um ano trabalhando, de forma incansável, para garantir o melhor atendimento aos pacientes.

“São eles os condecorados deste ano. Que a data se transforme em um momento de homenagem a essas pessoas. Aqui no HNSC, sempre buscamos oferecer qualidade de vida e acolhimento para os profissionais, que nunca foram tão necessários como agora”, afirma.

A enfermeira aponta também que a saúde se trata de um direito pessoal que tem impacto direto no bem-estar coletivo. Marli destaca que o hospital conta com um Modelo Assistencial de Enfermagem (MAE), que aborda o ‘Cuidado com Amor – ciência do cuidado integral centrado na pessoa’. Videochamadas, celebrações no aniversário, serviço de psicologia e comemoração na alta médica são algumas das iniciativas promovidas pela instituição.

“Nesse cenário de pandemia, é muito importante seguir este modelo, cuidando do paciente com humanização e empatia. Em um momento tão difícil, de fragilidade, longe da família, esse cuidado mais próximo faz muita diferença na recuperação do paciente com Covid-19. No HNSC, realizamos ações para minimizar esse impacto e aliviar a dor das pessoas. Nos aniversários, sempre que possível, colocamos música e celebramos a vida, marcando presença e representando a família deles. Além disso, cada alta médica é comemorada por todos, é uma conquista de toda a equipe junto ao paciente”, completa.

Marli lembra também que não é hora de relaxar nos cuidados e que toda a população precisa continuar adotando medidas de prevenção, incluindo o isolamento social, o uso da máscara e a higiene das mãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.