Dimensions Sciences cria programa de bolsas de estudo para pesquisas sobre Covid-19

Promover a inclusão de jovens pesquisadores brasileiros das áreas de ciência e tecnologia em unidades de ensino superior dos Estados Unidos e outros países do exterior. Foi com essa missão que nasceu a Dimensions Sciences, uma Organização Sem Fins Lucrativos fundada em novembro de 2019 pela pesquisadora e executiva brasileira Márcia Fournier.

Márcia, que há 20 anos vive nos EUA, relembra que sua chegada ao país só aconteceu graças a uma bolsa de estudos no Dana-Farber Cancer Institute, em Boston, onde ela realizou sua pesquisa de doutorado em oncologia. “Queria que outras pessoas tivessem a mesma oportunidade de viver essa experiência enriquecedora e extremamente válida. Foi assim que surgiu a ideia da entidade, queremos oferecer soluções para incluir minorias onde existe uma grande demanda por novos talentos”, explica.

Com o aparecimento e rápido avanço da Covid-19, a organização, que conta com um conselho formado por empresários, pesquisadores e profissionais da área da saúde, rapidamente se mobilizou para criar um programa de bolsas. Foi assim que, em abril de 2020, o foco passou a ser a criação de uma rede de apoio para os profissionais que estão nas linhas de frente dos laboratórios de pesquisa brasileiros dedicados aos estudos sobre a doença.

“Diante desse novo cenário, mudamos um pouco o formato da proposta inicial da Dimensions Sciences. Graças ao esforço de todos que estavam envolvidos no processo, conseguimos criar um programa de bolsas em tempo recorde e fizemos a seleção, em apenas um mês, de sete pesquisadores brasileiros que foram os escolhidos para receber uma bolsa de R$ 6.500 por três meses. O valor foi arrecadado por meio de doações de empresas e pessoas físicas”, explica.

As 30 inscrições recebidas foram avaliadas por 21 juízes especialistas, dentre eles pesquisadores acadêmicos, empreendedores e professores com experiência em biologia molecular, biologia celular, virologia, bioinformática, epidemiologia, saúde pública, microbiologia, genética e medicamentos.

O processo para a escolha dos sete ganhadores da bolsa contou com três fases de avaliação, que incluíram: a análise de elegibilidade do candidato, mérito científico do projeto, impacto da pesquisa para os pacientes da Covid-19, viabilidade e qualificações do indivíduo. A ideia é que, se bem sucedido no Brasil, o programa piloto seja expandido para outros países.

APOIO

Com 10 anos de atuação no universo da internacionalização de empresas, a Drummond Advisors apoia esta iniciativa e disponibiliza auxílio tributário e fiscal para a Dimensions Sciences e todos os sete cientistas brasileiros que estão nessa missão de encontrar uma solução para a crise pandêmica que assola o mundo.

“Para nós é uma honra poder colaborar com uma iniciativa tão nobre e que impacta positivamente a vida de tantas pessoas. São ações como essa que fazem a diferença no mundo, especialmente em momentos delicados como esse em que vivemos agora”, afirma Bruno Drummond, sócio-fundador da empresa.

Graças ao apoio da Drummond Advisors, estudiosos de diversas regiões puderam continuar com seus trabalhos e estudos com foco no combate ao coronavírus. “O Brasil é um dos principais locais de testes da vacina Covid-19 e de desenvolvimento de novos testes diagnósticos, mais baratos, rápidos e precisos. Permitir que os pesquisadores se concentrem na construção desse conhecimento é a grande razão pela qual o Dimensions Sciences existe”, Márcia finaliza.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.