Doadoras de leite materno são homenageadas na zona Leste de São Paulo

Na tarde da sexta-feira (2), mulheres doadoras de leite materno foram homenageadas pelo seu ato de solidariedade na zona Leste da capital paulista.

“É uma honra ter conseguido amamentar o meu filho na UTI e ainda ajudar outras crianças”, destacou Gabriela Moran Ávila Sanches, mãe do pequeno Pedro, que ficou 28 dias na UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo. A unidade conta com estrutura completa para atendimento de gestantes e bebês, com pronto socorro obstétrico 24h e retaguarda de leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

Gabriela lembra com muita emoção a dor e o mix de sensações ao ver o filho naquela situação. “O primeiro abraço foi depois de sete dias. Passa um filme na cabeça ao saber que tantas outras mães estão passando por esta mesma situação, sem poder amamentar seus filhos”, lembrou a doadora.

Além de alimentar seus próprios bebês durante o período de internação, as mães atendidas no São Luiz Anália Franco também ajudam na recuperação de crianças do Hospital Estadual Leonor Mendes de Barros, referência no Sistema único e Saúde (SUS) em neonatologia.

“Nossas mamães fazem a coleta durante a internação para alimentar seus bebês e, após a alta, deixam o excedente para ser doado e ajudar outras famílias. Não há doações externas, mas ao longo da nossa atuação já coletamos mais de 12 mil litros de leite materno”, explicou Regina Guedes, gerente de Enfermagem.

O hospital privado da Rede D’Or, que conta com um Banco de Leite completo, alinhado a padrões internacionais de segurança e qualidade, mantém uma parceria ao longo de 15 anos com a unidade pública, que já resultou na doação de três mil litros de leite materno.

“Por conta das intercorrências após o parto, meu leite secou e hoje conto com o Banco de Leite. Queria agradecer às mães do Hospital São Luiz pelas doações, não só para a minha filha, mas para todos os prematuros que precisam desse leite”, enfatizou Marluce Ferreira de Jesus, que acompanha sua filha prematura na UTI neonatal do Leonor.

O evento, realizado no auditório do São Luiz Anália Franco, fez alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/05), reunindo mães doadoras e receptoras, além de profissionais de saúde da unidade privada e pública.

“Fazer um evento como este é muito gratificante. A emoção tomou conta de todo o auditório, tanto das mães que fazem as doações, quanto para as que recebem. São sentimentos imensuráveis. Estamos felizes pelo resultado e o trabalho realizado”, celebrou Mizabla Mamedia Benevento, enfermeira e Responsável Técnica pelo Banco de Leite.

Estudos científicos comprovam que bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer, internados em UTI Neonatais e alimentados com leite humano, possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável.

O leite materno é primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos. Considerado “padrão ouro”, trata-se de um alimento completo, que garante nutrição e hidratação, além de fatores imunológicos.

“Graças à doação do leite de outras mães a minha bebê pode se alimentar. Eu agradeço a cada uma enviou seu leite para cá”, declarou Thayssa Belchior. Ela acompanha há cerca de seis meses a filha Nicole na Unidade de Terapia Intensiva do hospital público, e também recebe leite materno doado pelas mamães do São Luiz.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.