Dr. Roberto Kikawa nos deixou, mas o sonho continua

Por Carol Gonçalves

Médico fundou o Projeto CIES em 2008, com uma Carreta da Saúde. Foto: Alexandre Battibugli

Com pesar vimos o falecimento do Dr. Roberto Kikawa, no dia 10 de novembro último, após uma tentativa de assalto no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Compreender a morte, ainda mais quando acontece de forma trágica, é tarefa para os mais fortes. Como não podemos modificar o passado, nos resta prestar uma homenagem a este excepcional médico gastroenterologista, que se doava ao próximo com amor incondicional.

Em 2008, Dr. Roberto fundou o Projeto CIES com uma Carreta da Saúde, em cumprimento a uma promessa que fez ao pai, vítima de um câncer. O juramento consistia que ele fosse um médico mais humano, que olhasse nos olhos das pessoas e as atendesse com a atenção que mereciam.

O CIES Global – Centro de Integração de Educação e Saúde é uma entidade filantrópica, criada para oferecer à população atendimento médico por exames, consultas e cirurgias de baixa e média complexidades, por meio de unidades modulares e de um sistema de gestão de saúde. Desde a fundação, mais de 2 milhões de pacientes do SUS foram atendidos e cerca de 600 profissionais de saúde e administrativos participaram do projeto.

“Agora, mais do que nunca, a família CIES precisa estar unida. O legado que o Dr. Roberto deixou é compromisso e missão de toda a equipe, dos empreendedores sociais que o admiravam e dos milhares de amigos e pacientes que ele tinha ao redor do mundo. Honraremos as promessas dele, multiplicando o CIES, chegando a mais comunidades e sendo ainda mais engajados. Tudo em respeito ao nosso paciente”, declara Ricardo Lauricella, diretor de comunicação e marca do CIES Global e membro da equipe de trabalho de transição.

Segundo o Estatuto da Associação Beneficente Ebenézer (razão social do CIES Global), o conselho deliberativo é responsável por todas as decisões. Com a ausência do Dr. Roberto, haverá um grupo de transição, do qual fazem parte os membros do conselho deliberativo e quatro executivos de diferentes áreas, para a condução dos trabalhos diários.

Essa equipe fará os apontamentos necessários e levantamentos para que, em casos de decisão e assinaturas de contratos, o grupo de transição decida. Tais trabalhos serão intermediados por Adilson Massao, membro do conselho fiscal. Ele será um facilitador, comparecendo diariamente na sede da organização e ajudando na análise dos setores e na situação atual do CIES.

Segundo a organização, todas as atividades e projetos estão sendo mantidos normalmente. “Queremos dizer que esse sonho não terminou. A semente foi lançada e vamos continuar trabalhando para gerar ainda muito frutos”, expõe Yurusu Ishihama, presidente do conselho deliberativo da Associação Beneficente Ebenézer.

Homenagem

Desde a fundação, mais de 2 milhões de pacientes do SUS foram atendidos

O fundador do CIES Global também recebeu homenagem durante entrega do Prêmio Empreendedor Social – realizado pela Folha desde 2005, em parceria com a Fundação Schwab –, do qual foi vencedor em 2010, com o projeto da Carreta da Saúde. Na cerimônia da edição 2018, no dia 12 de novembro último, foi exibido um vídeo sobre os sonhos do médico, juntamente com frases de apoio de colegas da rede.

“Com dignidade, humildade, compromisso e um senso inesgotável de persistência e amor, você construiu novos caminhos de esperanças onde havia desolação e tristeza. Esse mundo mostrou não estar pronto para você. Mas você trilhou o caminho que queremos. Um local de criação de bem para todos. Seu exemplo ficará para sempre”, disse, emocionada, Suzana Padua, representante do IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

O empreendedor social Eugênio Scannavino, da ONG Saúde e Alegria, também homenageou o médico. “Momento difícil. A gente sempre foi muito amigo. Eu não vou falar mais nada além do que sempre falei para ele e para todo mundo: ele é o meu herói. E para sempre será. Obrigado, Roberto”.

Informações: www.ciesglobal.org

Conteúdo originalmente publicado na Revista Hospitais Brasil edição 94, de novembro/dezembro de 2018. Para vê-la no original, acesse: portalhospitaisbrasil.com.br/edicao-94-revista-hospitais-brasil

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.