DRG Brasil será explorado na 7ª edição da Jornada Valor em Saúde Brasil

Você sabe o que é o DRG Brasil? Se ainda não ouviu falar, daqui para a frente a palavra vai fazer parte do seu dia a dia. Principalmente depois que o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse que quer trocar a tabela do SUS por rateio baseado em algoritimo. Ela será substituída por um esquema baseado na eficiência dos atendimentos – o DRG. Segundo ele, o Plano do Ministério da Saúde é adotar eficiência como critério de repasses a Estados e municípios.

Pois bem, DRG vem de Diagnosis Related Groups – Grupo de Diagnósticos Relacionados que atua de forma efetiva na classificação de pacientes internados em hospitais. Isso quer dizer que por meio de gestão e tecnologia é possível medir em saúde e oferecer os melhores resultados assistenciais com a máxima eficiência e controle de desperdício, propiciando ao paciente uma experiência positiva.

Vem aí então, a 7ª edição da Jornada Valor em Saúde Brasil, evento que apresenta histórias reais de instituições utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil e estão colocando em prática esse conceito.

Para se ter uma ideia, o sistema de saúde brasileiro desperdiça 53% do custo assistencial. A informação vem de um levantamento realizado, em 2021, na base de dados da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil. O resultado é preocupante. As histórias apresentadas na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022 vão mostrar que é possível aumentar a qualidade do atendimento e dar mais acesso ao sistema de saúde sem a necessidade de ampliar os recursos investidos.

“Vamos mostrar práticas inspiradoras de um Brasil que está transformando o sistema de saúde e melhorando a vida da população. Especialmente nesse momento que estamos enfrentando, dos efeitos avassaladores de uma pandemia sem precedentes, é importante enxergar que é possível aprimorar as condições de saúde da população, aumentar o acesso oportuno ao sistema de saúde e melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros”, comenta Dr. Renato Couto, cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil.

O evento é gratuito e segue de 17 de novembro até 20 de dezembro. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas em www.valorsaudebrasil.com.br/inscricao-2022.

Os palestrantes são profissionais das organizações de saúde que utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil® para a governança clínica e a saúde baseada em valor. Eles mostrarão o que estão fazendo, como estão progredindo e quais resultados obtiveram até agora com as diversas aplicações da plataforma. Serão apresentados cases de grandes players do setor.

Jornada Valor em Saúde Brasil

O evento começa dia 17 de novembro com uma live, às 10h, que contará com palestras do gestor do escritório de Valor na Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), Mozar de Castro Neto, da subsecretária de Atenção à Saúde de Belo Horizonte, Taciana Malheiros, dos confudadores da plataforma Valor Saúde Brasil, Renato Couto e Tania Grillo, e do diretor executivo da plataforma, Breno Duarte.

Logo após a live, os cases das instituições que se destacam na entrega de valor em saúde começarão a ser liberados para os inscritos no evento assistirem on demand, ou seja, no horário que quiserem até o dia 20 de dezembro. Ao todo, serão quatro rodadas de cases que abordarão os seguintes grandes temas: Governança Clínica, Segurança do Paciente, Modelos Assistenciais e Remuneratórios e Eficiência Operacional Hospitalar.

O evento será uma oportunidade de aprender com profissionais que diariamente praticam a saúde baseada em valor no SUS, na Saúde Suplementar, em operadoras e hospitais de diversas especialidades, portes e regiões do país. “Nosso principal objetivo é a troca de experiências, pois acreditamos que a transformação do sistema de saúde brasileiro depende de um esforço conjunto”, finaliza Tania Grillo, cofundadora da plataforma Valor Saúde Brasil.

Cases

As quatro rodadas de cases abordarão os seguintes temas:

  • Governança Clínica baseada em valor na prática – Experiências de organizações que estão melhorando os resultados em saúde para seus pacientes, usando os recursos com maior eficiência e otimizando a experiência do paciente e da sua família;
  • Segurança do paciente: um dos pilares da gestão na assistência em saúde – Práticas de hospitais que estão reduzindo, cada vez mais, o risco de dano à saúde dos pacientes;
  • Modelos assistenciais e remuneratórios que garantem sustentabilidade pela entrega de valor – Histórias de instituições que estão melhorando os desfechos que interessam ao usuário e a remuneração dos profissionais pela governança clínica baseada em valor;
  • Eficiência operacional hospitalar: resultado de uma governança clínica baseada em valor – Histórias de instituições que estão aumentando a eficiência hospitalar pela governança clínica baseada em valor.

Inscrições: www.valorsaudebrasil.com.br/inscricao-2022

Informações: www.valorsaudebrasil.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.