Edição 89 – Revista Hospitais Brasil
Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
No Caderno de Hotelaria e Facilities tratamos de um tema de grande importância para a gestão e o desenvolvimento das instituições de saúde: “em busca da eficiência”. Marcelo Boeger, nosso curador, aborda o Gerenciamento de Processos e a Gestão das Pessoas como fatores que afetam diretamente a eficiência dos serviços nessas áreas. Dois hospitais dividem sua experiência dentro do assunto e descrevem as ações de melhorias tomadas. Também trazemos os resultados do terceiro ciclo do projeto “Lean nas Emergências”, mostrando que a superlotação nos serviços de urgência e emergência em 20 hospitais públicos teve uma redução de 43% em seis meses. O projeto é liderado pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do PROADI-SUS, que utiliza metodologias estruturadas de gestão e otimização de recursos para mudar o cenário das instituições de saúde. Ah! Sabia que o credenciamento online para a Hospitalar 2020 já está aberto? Conheça todos os detalhes e as principais atrações do maior e mais relevante evento do setor da saúde da América Latina, que este ano acontece pela primeira vez no São Paulo Expo. Marque sua presença e visite o estande da RHB, teremos o maior prazer em recebê-lo!
Nesta edição especial da Revista Hospitais Brasil, resolvemos homenagear aqueles que vêm se doando nesta crise mundial. Comecemos por nosso artigo principal, escrito pelo professor Marcelo Boeger, que é curador do Caderno de Hotelaria e Facilities. No artigo, ele fala sobre re-humanizar, citando o Dr. Alexandre Adler, e também ilustra o conteúdo com várias ações realizadas por hospitais de todo o Brasil. Entre elas, estão mensagens de apoio, visitas virtuais e presentes, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Nossa equipe também se permitiu fazer uma brincadeira dentro desse assunto. Como humanização não é algo que se possa medir, pois não há resultados concretos, criamos um infográfico com números fictícios para ilustrar o aumento do amor, da empatia, da gratidão e do “olho no olho” nesse período. Trazemos, também, um artigo do professor Fabrizio Rosso, que sempre se destaca pelos textos bem-humorados, engajadores e cheios de recados fundamentais para aqueles que ocupam cargo de liderança nas instituições de saúde. Nesta edição, ele aborda a gestão de crise: lições de um “vírus antissocial”. Na sequência, vem a seção “Nosso Aplauso Especial”, com várias notas destacando doações feitas em razão da pandemia, principalmente a hospitais e profissionais de saúde. Nesta edição, pretendemos mostrar o que de bom vem acontecendo em meio a essa pandemia que está mexendo com a vida de todo mundo, sem previsão de término. Aproveitamos, ainda, para agradecer aos nossos parceiros, que seguem nos apoiando em nossa missão de levar matérias relevantes ao setor de saúde. Muito obrigado em nome de toda a Publimed!
Nossa matéria principal aborda a Lei 13.787, sobre prontuário eletrônico, que representa mais um passo para o desenvolvimento da Saúde Digital no Brasil. Especialistas no assunto expõem os benefícios, os desafios e a importante questão da privacidade com relação aos dados do paciente. Também falamos sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health, realizado em abril, em São Paulo, que abordou o uso e a regulamentação da telemedicina no país. Durante o evento, a APM – Associação Paulista de Medicina apresentou uma síntese da proposta alternativa à Resolução CFM nº 2.227/2018, que foi aprovada e revogada. A entidade revelou, ainda, os números de uma pesquisa sobre o uso da tecnologia pelos médicos do estado de São Paulo. E quem está movimentando o mercado é a Informa Exhibitions, maior organizadora de eventos do mundo, que apresenta seu novo portfólio de saúde, formado pela união da Hospitalar, do SBF – Saúde Business Fórum e do HIS – Healthcare Innovation Show. Confira na matéria os planos e expectativas para o ano. Ainda nesta edição, publicamos um artigo exclusivo que mostra como a arquitetura e os serviços de hotelaria e facilities influenciam na experiência do cliente. Já em Gente que Faz, a entrevistada é Aline de Andrade Costa, economista responsável pela gestão do hospital da Médicos Sem Fonteiras em Beirute, no Líbano, que conta como é essa experiência.
