Edição 89 – Revista Hospitais Brasil

Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
No Caderno de Hotelaria e Facilities tratamos de um tema de grande importância para a gestão e o desenvolvimento das instituições de saúde: “em busca da eficiência”. Marcelo Boeger, nosso curador, aborda o Gerenciamento de Processos e a Gestão das Pessoas como fatores que afetam diretamente a eficiência dos serviços nessas áreas. Dois hospitais dividem sua experiência dentro do assunto e descrevem as ações de melhorias tomadas. Também trazemos os resultados do terceiro ciclo do projeto “Lean nas Emergências”, mostrando que a superlotação nos serviços de urgência e emergência em 20 hospitais públicos teve uma redução de 43% em seis meses. O projeto é liderado pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do PROADI-SUS, que utiliza metodologias estruturadas de gestão e otimização de recursos para mudar o cenário das instituições de saúde. Ah! Sabia que o credenciamento online para a Hospitalar 2020 já está aberto? Conheça todos os detalhes e as principais atrações do maior e mais relevante evento do setor da saúde da América Latina, que este ano acontece pela primeira vez no São Paulo Expo. Marque sua presença e visite o estande da RHB, teremos o maior prazer em recebê-lo!
Nesta edição destacamos assuntos relacionados a Recursos Humanos com foco no colaborador e em sua saúde mental, afinal, após um conturbado período de pandemia, lidar com síndromes como Burnout e Boreout têm sido um grande desafio para lideranças. Abordamos também a Engenharia Clínica (EC) como algo que vai muito além da manutenção de equipamentos, sendo uma promissora estratégia tecnológica para os hospitais. Outro tema em alta no mundo e que não poderia deixar de ser publicado, o metaverso tem chamado a atenção de executivos de saúdes: 80% deles acreditam no impacto positivo da aplicação em suas organizações. A biossegurança também é pauta, trazendo a importância da validação de autoclaves em Centrais de Materiais e Esterilização (CMEs) para a garantia da segurança de pacientes e colaboradores. Por fim, compilamos artigos com a opinião de especialistas sobre diversos assuntos interessantes, bem como notícias recentes sobre alguns dos principais hospitais do país.
Nossa matéria principal aborda a Lei 13.787, sobre prontuário eletrônico, que representa mais um passo para o desenvolvimento da Saúde Digital no Brasil. Especialistas no assunto expõem os benefícios, os desafios e a importante questão da privacidade com relação aos dados do paciente. Também falamos sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health, realizado em abril, em São Paulo, que abordou o uso e a regulamentação da telemedicina no país. Durante o evento, a APM – Associação Paulista de Medicina apresentou uma síntese da proposta alternativa à Resolução CFM nº 2.227/2018, que foi aprovada e revogada. A entidade revelou, ainda, os números de uma pesquisa sobre o uso da tecnologia pelos médicos do estado de São Paulo. E quem está movimentando o mercado é a Informa Exhibitions, maior organizadora de eventos do mundo, que apresenta seu novo portfólio de saúde, formado pela união da Hospitalar, do SBF – Saúde Business Fórum e do HIS – Healthcare Innovation Show. Confira na matéria os planos e expectativas para o ano. Ainda nesta edição, publicamos um artigo exclusivo que mostra como a arquitetura e os serviços de hotelaria e facilities influenciam na experiência do cliente. Já em Gente que Faz, a entrevistada é Aline de Andrade Costa, economista responsável pela gestão do hospital da Médicos Sem Fonteiras em Beirute, no Líbano, que conta como é essa experiência.