EFE traz ao Brasil inovadora técnica para grandes queimados

1678

Importadora de produtos para o setor médico-hospitalar, a EFE detém exclusividade na distribuição no Brasil das marcas Heine (alemã) e Humeca (holandesa). A sua mais recente novidade, que chega ao país em parceria com a Humeca, é o Meek, um especial expansor de pele de microenxertos para grandes queimados que promete revolucionar esse tratamento.

História

O Meek é um especial expansor de pele de microenxertos

A técnica Meek foi desenvolvida pelo médico Cícero Parker Meek (1914-1979) em trabalho no Hospital Aiken County, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Os primeiros resultados, publicados em 1958, foram baseados na expansão de microenxertos de pele.

Com o advento dos expansores em tela, o Meek foi esquecido até os anos 90, quando, no Hospital da Cruz Vermelha em Beverwijk, Países Baixos, sofreu modificações com colaboração da Humeca. Assim, desde 1994, a empresa vem demostrando a eficiência da técnica para grandes queimados e o quanto Cícero Parker foi excepcional na terapia de queimaduras.

Com a técnica, há quase zero perda de tecido doador e real expansão pré-determinada pelas gazes plissadas

“Inúmeros testes foram executados provando sua eficácia, principalmente por gerar quase zero perda de tecido doador e real expansão pré-determinada pelas gazes plissadas”, explica Flavio Lemos, diretor da EFE.

A técnica

Dr. Marcelo Borges, coordenador do SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos/Rede D’Or Pernambuco; Luis Irarragorri, diretor de vendas Humeca para as Américas; e Flavio Lemos, diretor da EFE, comprovaram o sucesso da técnica

A técnica consiste, primeiramente, em extrair a pele da área doadora e colocar o lado da derme sobre as cortiças com 42x42mm cada. Os dois quadrados são encaixados na base deslizante do Meek, que primeiro cortará em tiras e depois, girando 90°, fará 14×14 quadrados de pele, que serão borrifados na epiderme com adesivo médico. Logo após, o lado da derme é colado nas gazes plissadas. Removendo as cortiças, os enxertos se aderem às gazes.

Cada gaze deve ser puxada firmemente em todos os sentidos, distando os microenxertos na expansão escolhida de 1:2 a 1:9. As gazes com os enxertos aderidos deverão ser postas e fixadas sobre toda a área queimada, inclusive, podem ser cortadas para melhor adaptação e cobertas com atadura não adesiva por cinco a seis dias, ficando até a epitelização ser completada.

Flavio Lemos destaca que foi comprovada a redução do tempo de hospitalização e os excelentes resultados da solução em combinação com geradores dérmicos, como Integra® em spray queratinócitos autólogos cultivados.

Na prática

Em sentido horário, os médicos José Adorno, David de Souza Gomez, Paulo Cezar Cavalcante Almeida e Alexandre Wada, que realizaram cirurgias com o Meek e obtiveram excelentes resultados

Em julho último, a EFE obteve o registro do Meek e, desde então, algumas cirurgias já foram realizadas. Uma delas no HRAN – Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, pelo Dr. José Adorno, chefe da Unidade de Queimados do hospital e presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Outras duas foram realizadas no HCFMUSP – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pelos doutores David de Souza Gomez, responsável pelo serviço de Queimaduras e diretor técnico de Serviço de Saúde da Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras da instituição; Alexandre Wada e Paulo Cezar Cavalcante Almeida, médicos assistentes da Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras do HCFMUSP.

Todos tiveram excelente sucesso, conforme relatos. Recentemente, um difícil caso em Olinda, que já requereu várias cirurgias, está sendo tratado pelo Dr. Marcelo Borges, coordenador do SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos/Rede D’Or Pernambuco.

Yramaia Fernandes

Assessoria técnica

Para prestar assessória técnica e divulgar o equipamento nos grandes centros de queimados, a EFE contratou Yramaia Fernandes, enfermeira técnica com experiência em lesões por queimadura, que atuará no treinamento das equipes e participará das cirurgias envolvendo o Meek.

 

Tel: (81) 4009-9900

E-mail: vendas@efe.com.br

Site: www.efe.com.br

Deixe seu comentário