O 2º Webinar Científico GRAACC de 2021 da programação preparada pelo Hospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de câncer infantojuvenil, será realizado no dia 7 de junho, a partir das 19h. Sempre focado no atendimento de excelência prestado pela instituição, o tema abordará: “Efeitos Tardios do Tratamento Oncológico Pediátrico”.
Os efeitos tardios do tratamento vão depender do tipo de abordagem terapêutica e da idade da criança ou adolescente, podendo ocorrer mais precocemente ou a longo prazo. Se o paciente pediátrico tiver a indicação de radioterapia, por exemplo, podem ocorrer efeitos tardios endocrinológicos, como problemas de crescimento, hipotireoidismo, entre outros. Há ainda alguns efeitos tardios provocados pela quimioterapia, como insuficiência renal, cardiomiopatia, perda de audição.
O evento virtual irá tratar desses e de outros possíveis efeitos tardios em crianças e adolescentes que passaram por um tratamento oncológico, além de descrever medidas básicas de educação e promoção de saúde, que promovem impacto positivo na qualidade de vida desses pacientes.
“Nas últimas três décadas, por conta da terapia multimodal e do suporte multidisciplinar, houve um aumento expressivo nas chances de cura do paciente com câncer infantojuvenil. Apesar de curados da sua doença de base, essas crianças e adolescentes frequentemente experimentam efeitos tardios, tanto físicos quanto psicológicos e/ou sociais em consequência da doença e/ou do tratamento a que foram submetidos. Por isso, necessitam de um acompanhamento preventivo a longo prazo, baseado no tratamento recebido, com rastreamento de complicações que ainda não causaram sintomas visíveis e vigilância para o diagnóstico precoce de novos tumores”, explica a Dra. Monica Cypriano, Diretora Médica Assistencial do Hospital do GRAACC.
O 2º Webinar Científico GRAACC conta com o apoio do Instituto Helena Florisbal e a colaboração da Dummy Filmes.
Link para inscrição: tinyurl.com/graaccLive