Einstein lança programa de jornalismo em saúde para jovens de Paraisópolis

Jovens residentes em Paraisópolis e região terão a oportunidade de realizar uma imersão no mundo da comunicação e do jornalismo de ciência e saúde. Estão abertas até 3 de abril as inscrições para o programa Repórter Paraisópolis, uma iniciativa da área de Comunicação do Einstein.

Os participantes terão oficinas de textos e escrita jornalística, entenderão o processo de apuração e edição de matérias e farão visitas a laboratórios, centro de pesquisa e unidades de saúde, além de redações de meios de comunicação. Após a etapa inicial, majoritariamente composta por aulas e exercícios, os jovens produzirão reportagens para um novo veículo de comunicação da comunidade, que pode se tornar uma revista, um site ou assumir novos formatos digitais.

“O Repórter Paraisópolis carrega consigo a principal missão da comunicação do Einstein, de levar saúde à população também por meio de informação verdadeira e de qualidade. A motivação do programa é ampliar as condições para que os jovens da comunidade de Paraisópolis possam pensar, criar e disseminar saúde e ciência, trazendo para a pauta a realidade que conhecem e na qual estão inseridos. Na prática, isso se traduz também em combate às fake news e valorização da atividade jornalística”, afirma Débora Pratali, diretora de comunicação do Einstein.

Ao longo do programa, os estudantes aprenderão de onde surgem as pautas jornalísticas, como se conduz uma apuração, as formas de organizar um texto, como explorar os dados e contar as histórias contidas neles, além de participarem de oficinas de produção de conteúdo multimídia e para redes sociais. Também entenderão melhor o sistema de saúde no Brasil e como o conhecimento científico é construído e chega até nós. Eles estarão sempre apoiados por jornalistas/mentores especializados na produção de conteúdo em saúde. Coordenam o projeto Fabiana Cambricoli e Gabriel Alves, jornalistas experientes na cobertura de saúde e ciência e que atualmente integram o time de comunicação do Einstein.

“A seleção dos participantes será feita com base nos interesses manifestados e desenvoltura na construção das respostas do formulário de inscrição. Muitas das questões exigem reflexões sobre o lugar que o candidato ocupa na sociedade e sobre como enfrentar os diversos desafios que se impõem”, diz Gabriel Alves.

“A ideia é contar com pessoas dispostas a investigar, questionar e transformar a comunidade por meio da comunicação. Também será uma prioridade do projeto contemplar a diversidade de cor/raça, gênero e orientação sexual para que diferentes vivências e desafios sejam refletidos nos conteúdos produzidos pelos participantes”, explica Fabiana Cambricoli.

Podem se inscrever jovens de 16 a 24 anos que sejam moradores de Paraisópolis ou bairros do entorno e que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio.

O programa, que é totalmente gratuito, acontece de abril a julho com encontros presenciais às terças e quintas na sede do PECP, no período da tarde. As inscrições terminam em 3 de abril. Para concorrer a uma das vagas, é preciso preencher o formulário aqui.

O Repórter Paraisópolis é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação do Einstein, em parceria com o PECP (Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis), gerido há 20 anos pelo Voluntariado Einstein, e que integra ações de educação, serviço social, esportes, artes, saúde e capacitação profissional para a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.