Einstein passa a oferecer cirurgia robótica para artroplastia de joelho ou de quadril

Acaba de chegar na Ortopedia Einstein um equipamento que fará diferença para pacientes e médicos. Trata-se do Mako SmartRobotics, uma solução inovadora que usa software de planejamento baseado em tomografia computadorizada que gera imagens em 3D da anatomia do paciente. O robô possibilita que o cirurgião crie um plano cirúrgico de substituição articular personalizado, beneficiando aqueles que necessitam de artroplastia de joelho ou quadril.

Na população acima de 60 anos, 4,2% das pessoas apresentam osteoartrose de quadril, e 10,1% têm osteoartrose de joelho. Estima-se que na próxima década ocorrerá um aumento de 174% no número de próteses de quadril, e um aumento de 673% no de próteses de joelho¹. Esta curva de alta no número de procedimentos também é observada no Einstein nos últimos anos. O número de artroplastias de quadril saltou de 126 em 2020 para 233 em 2021, enquanto as cirurgias de artroplastia de joelho passaram de 74 em 2020 para 121 em 2021.

O Dr. Mário Lenza, gerente médico da Ortopedia do Einstein, explica que a chegada do Mako trará novos benefícios aos pacientes e corpo clínico. “Há uma maior precisão nesse tipo de procedimento. Por exemplo, na artroplastia de quadril, a tecnologia proporciona menor índice de luxações e menor incidência de dismetria [diferença de comprimento] entre os membros. Na artroplastia de joelho, há menos dor no pós-operatório, economia de estoque ósseo e menor tempo de internação”, destaca. “Já para o cirurgião, o planejamento pré-operatório, baseado em tomografia, traz mais informações; os dados intraoperatórios ficam mais precisos e há uma maior segurança para executar exatamente o que foi planejado”, pontua Lenza.

Além disso, o ortopedista acrescenta que a literatura mostra índices menores de readmissão em 30 dias, de necessidade de transfusões de sangue, bem como melhores resultados clínicos após um ano. Mas frisa que, como se trata de uma nova tecnologia, ainda faltam dados sobre as vantagens do uso do robô em longo prazo. Vale lembrar que o Mako é focado exclusivamente em artroplastias de quadril e joelho e não pode ser utilizado em outras especialidades.

No Einstein, a cirurgia robótica está incluída em um programa de excelência de cuidados em ortopedia. O programa de artroplastias, por exemplo, dedica um atendimento completo aos pacientes, por meio de visita domiciliar pré-operatória e acompanhamento de desfechos clínicos pós-operatórios.

Referência:

¹ Kurtz SM, Lau E, Ong KL, Katz JN, Bozic KJ. Universal Health Insurance Coverage in Massachusetts Did Not Change the Trajectory of Arthroplasty Use or Costs. Clin Orthop Relat Res. 2016 May;474(5):1090-8

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.