Em parceria com Hospital de Amor, IRCAD América Latina oferece capacitação em cirurgia robótica colorretal

Atualmente, o método já é utilizado em praticamente todos os órgãos e estruturas do corpo humano. Capacitação é credenciada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)

A cirurgia minimamente invasiva é uma conquista da medicina, sobretudo pelos diversos benefícios levados aos pacientes por meio das técnicas que limitam o tamanho das incisões, diminuindo assim, o risco de infecções, por exemplo. Atualmente, o método já é utilizado em praticamente todos os órgãos e estruturas do corpo humano. Acompanhando essa evolução e reconhecido internacionalmente como referência em treinamento de cirurgia minimamente invasiva, o IRCAD América Latina oferece o ‘Programa de Capacitação em Cirurgia Robótica Colorretal’ para médicos cirurgiões interessados de todo Brasil e outros países.

A cirurgia robótica já é uma realidade nos grandes centros e considerada uma evolução da cirurgia minimamente invasiva por laparoscopia. Com a entrada no mercado de novas plataformas robóticas e a diminuição do preço de aquisição destes robôs, este tipo de cirurgia será cada vez mais difundida e exigirá dos cirurgiões formação adequada para executá-la.

O programa oferecido pelo IRCAD tem como intuito habilitar profissionais para a realização de procedimentos cirúrgicos robóticos, por meio do treinamento observacional e prático, acompanhando o que há de mais moderno na atualidade, de modo que os participantes possam prestar cuidados seguros e eficazes aos seus pacientes. O curso almeja capacitar cirurgiões colorretais, ou seja, médicos especialistas no tratamento do aparelho digestivo e demais cirurgiões gerais, com experiência em laparoscopia, que tenham conhecimento dos benefícios da cirurgia robótica e queiram impulsionar suas carreiras, acompanhando, assim, a evolução das cirurgias minimamente invasivas, com o apoio de estrutura e ferramentas modernas.

Esta capacitação é credenciada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), que em 2020, junto à Associação Médica Brasileira (AMIB), definiram diretrizes para Certificação em Cirurgia Robótica no Brasil, propondo um currículo mínimo para o desenvolvimento de proficiência na realização de procedimentos cirúrgicos robóticos e então, passaram a credenciar centros que estariam aptos a treinar cirurgiões. Atualmente, existem 17 hospitais credenciados pelo CBC, que podem fornecer este tipo de certificação, e o IRCAD América Latina é um deles. Além de concluir a capacitação completa, o aluno também recebe a acreditação do Colégio Americano de Cirurgiões (ACS), ressaltando que, o IRCAD América Latina é a única instituição brasileira que obtém este selo de qualidade.

A instituição é o único lugar no Brasil que oferece o programa completo

Dentre alguns professores que ministram o curso, estão o diretor científico do IRCAD, Dr. Armando Melani, o coordenador científico do IRCAD e diretor de inovação do Hospital de Amor, Dr. Luís Gustavo Romagnolo, e o cirurgião oncológico especialista em colorretal do Hospital de Amor, Dr. Carlos Véo, entre outros especialistas.

De acordo com o Romagnolo, “O programa é um treinamento completo, desde a fase conceitual e observacional até a fase clínica, e possibilita que o aluno esteja ao lado dos preceptores todo o tempo, principalmente nas tomadas de decisões cirúrgicas, trazendo confiança, precisão e destreza significante ao aluno. O treinamento em duplo console permite um desenvolvimento rápido das habilidades, da sensibilidade de háptica, da visão 3D, com acompanhamento, instrução e correção imediata durante as intervenções”, ressalta o especialista.

Para o Dr. Eduardo de Barros Correia, primeiro aluno a concluir o programa, o curso de certificação de cirurgia robótica atendeu às expectativas de aprender junto à uma equipe qualificada e reconhecida, mantendo uma continuidade de fluxo de pacientes até o término do programa. “Segue uma programação moderna chancelada pelo CBC e Ircad, modelada pelo ACS. A expertise do corpo docente, todos extremamente qualificados, além da receptividade encontrada apenas em Barretos tornam-se um atrativo imperdível. Eu fui o primeiro aluno do programa, a primeira certificação e, sem qualquer dúvida, recomendo o programa”, firmou.

Ao todo, por semestre, são disponibilizadas 9 vagas, sendo 18 alunos por ano. As aulas inaugurais tiveram início em novembro de 2021. Para este ano de 2022, ainda estão disponíveis duas vagas. O pagamento ocorre de maneira individual e personalizada para cada aluno, que pode diluir os pagamentos ao longo de um ano. Para saber mais sobre o programa que se encerra em dezembro deste ano e fazer a inscrição, os interessados deverão acessar o site: www.ircadamericalatina.com.br, ou ligar para (17) 3321-7005.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.