Em um ano, Comissão de Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos implantou 12 ações de segurança

Comissão celebra resultados conquistados no primeiro ano de atuação

Instituída em abril de 2021, com o objetivo de promover a conscientização e segurança dos colaboradores e pacientes, a Comissão de Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), implantou uma ação de segurança por mês desde o início de suas atividades. Formado por 12 representantes de diversas áreas da instituição, o grupo é responsável pela implementação de protocolos a fim de diminuir os riscos de acidentes de trabalho. A iniciativa atende a uma das portarias da NR 32, norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a execução das medidas de proteção voltadas à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. A comissão conta com o auxílio da Engenharia de Segurança do Trabalho.

Durante esse período os profissionais fizeram a análise dos acidentes de trabalho; desenvolveram um plano piloto para implantação dos dispositivos de segurança; realizaram testes de dispositivos de segurança para os materiais perfurocortantes; fizeram inspeções de segurança em 56 setores do hospital; realizaram estudo para implantação e treinamento para uso de quebra ampolas; implantaram coleta seletiva em setores administrativos; desenvolveram projeto para restrição do uso de adornos e calçados abertos; criaram treinamento para uso de dispositivos de segurança e implantação de dispositivo de segurança, dentre outras ações.

“Frise-se que, neste período, observamos a redução considerável das ocorrências com descarte de material perfurocortante em sacos de lixo coletor de resíduo comum e/ou infectante, tanto relatados pelos colaboradores do hospital como pelos trabalhadores coletores externos de Resíduos de Serviços da Saúde (RSS). Nosso trabalho é permanente e ativo, buscando sempre contribuir para a execução correta dos planos preventivos e alternativas que mantenham nossos trabalhadores seguros”, explica o técnico em segurança do trabalho, Marcos Lopes Pandeirada.

Hospital São Vicente prepara mural com desenhos de filhos de profissionais da saúde

Isabela, filha de uma colaboradora do HSV, é a personagem central na divulgação da campanha

No dia 12 de maio é comemorado o Dia do Profissional da Saúde e para celebrar a data, o Time de Humanização do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) desenvolveu uma ação diferenciada. Neste ano os filhos dos colaboradores do hospital estão sendo convidados a fazer um desenho que ficará exposto em um mural interno, denominado “Árvore da Vida”. A exposição será realizada durante todo o mês de maio.

“A ideia é que os filhos prestem uma homenagem a seus pais, que são verdadeiros heróis. Uma campanha cheia de emoção e significado para todos nós do hospital, especialmente para aqueles que nestes dois últimos anos tiveram de manter distanciamento de suas famílias devido à pandemia”, explica a presidente do Time de Humanização, Viviane Rasera.

Para estimular a participação dos filhos dos colaboradores, foi escolhida a jovem Isabela Góes de Campos, 13 anos, que também é filha de uma colaboradora da instituição, a Aline Tarley de Góes, que há seis anos trabalha no setor administrativo da Recepção. É Isabela que participa do vídeo da campanha que convida as crianças a prestarem a homenagem.

Por meio do setor de Comunicação, o vídeo está sendo veiculado nas redes sociais do HSV, compartilhado em aplicativos de mensagens entre os colaboradores e divulgado em murais internos. Os desenhos serão recebidos até o dia 25 deste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.