Em um ano, Santa Casa de Santos economiza quase R$ 2 milhões em estoque de medicamentos e insumos

Há mais de um ano a Santa Casa de Santos (SP) vivencia os ganhos garantidos por uma logística hospitalar estratégica, usufruindo de diversos recursos tecnológicos e de automação desenvolvidos pela UniHealth Logística Hospitalar. Priscilla Sartori de Souza, farmacêutica supervisora de suprimentos da Santa Casa de Santos, relata que a decisão da contratação de uma empresa externa especializada, partiu da diretoria e provedoria do hospital com o objetivo de modernizar os processos operacionais e aperfeiçoar a gestão de estoques.

A farmacêutica explica que “a escolha pela UniHealth aconteceu devido ao portfólio de atuação em operações semelhantes ao perfil operacional da Santa Casa”, que se tangibilizou em uma grande parceria, com evoluções diárias para a qualificação das rotinas e dos indicadores de desempenho, bem como de segurança na utilização de insumos hospitalares.

Antes mesmo de iniciar a gestão dos produtos, a UniHealth, junto da Santa Casa, personalizou e projetou melhor o uso dos espaços destinados aos insumos e medicamentos. A nova área foi trabalhada com envolvimento de mais de 200 colaboradores de diferentes áreas. Além disso, com o objetivo de integrar ativamente, todos os funcionários do hospital, a UniHealth realizou uma apresentação de todas as mudanças que seriam realizadas para mais de 2 mil pessoas.

Segundo Domingos Fonseca, presidente da UniHealth, o trabalho com a Santa Casa ilustra bem as possibilidades de personalização e customização da logística hospitalar de acordo com o escopo de necessidades e viabilidades da instituição de saúde. ”É um projeto tailor-made que só é possível com a confiança e parceria do cliente”, revela.

Hoje a Santa Casa de Santos conta com o software de gerenciamento UnilogWF e também já unitariza e serializa os medicamentos de forma automatizada com produção média 2.500 ampolas por hora, o que tem garantido a redução de recursos e ganho de produtividade e eficiência para o hospital.

As equipes de enfermagem também têm à disposição um grande facilitador do processo de cuidados ao paciente que é o dispensário automático de medicamentos e materiais médicos Unibox, contando com onze unidades, eles cobrem todos os andares do hospital, garantindo agilidade, segurança e rastreabilidade no acesso aos medicamentos e insumos.

Com as implementações e todos os diferencias de gestão da UniHealth, os resultados já são tangíveis em relatórios gerenciais que atestam redução de custo com estoque em mais de R$ 1,8 milhão. Atualmente temos um estoque físico fidedigno ao sistema e garantimos rastreabilidade de 100% dos itens utilizados no hospital”, explica Priscilla.

Atualmente a UniHealth está trabalhando na implementação do sistema beira-leito do Hospital, que proporcionará a leitura e cruzamento de informações da prescrição médica, medicação, enfermagem e paciente na horada administração dos medicamentos, completando o ciclo de rastreabilidade e maior segurança em todo o processo de atendimento.

Mayuli Fonseca, diretora de novos negócios da empresa, contextualiza que uma operação como a Santa Casa apresenta diferenciais no gerenciamento, em relação a instituições privadas em geral. “A UniHealth se adapta então ao modelo, maximizando o potencial do hospital e gerando mais economicidade, especialmente ao utilizar e capacitar os recursos humanos da própria Santa Casa, que possui benefícios em sua folha de pagamento. Além disso, o projeto logístico evita reduções de desvio de equipe técnica como farmacêuticos e enfermeiros do cuidado ao paciente”, explica.

“A receptividade dos colaboradores com as implementações tem sido ótima, uma vez que eles se sentem mais seguros com as funções que executam e os resultados que temos obtido no gerenciamento de mais de 15.000 itens do nosso estoque tem somado de forma importante para que o hospital se consolide como um prestador de saúde de ponta”, conclui Priscilla.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.