Empreendedorismo, academia sustentável e segurança do paciente são temas de palestras na Hospitalar

Os hospitais gerenciados pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar estarão bem representados na 25ª edição da Hospitalar 2018. A entidade apresentará cases de sucesso sobre projetos administrados, em diversas áreas de gestão.

“A participação na Hospitalar é de grande importância para a Pró-Saúde. É o principal evento do ano na área da saúde e uma oportunidade para compartilhar os projetos e resultados da gestão hospitalar realizada pela entidade em hospitais localizados em diferentes regiões do país”, afirmou Danilo Oliveira da Silva, diretor de Operações.

O evento, considerado o maior das Américas no segmento, acontecerá de 22 a 25 de maio, das 11h às 20h, no Expo Center Norte, na região Norte da cidade de São Paulo. Confira a programação de palestras que serão apresentadas no estande da Pró-Saúde, no Pav. Verde – Rua 13 Estande 161.

Dia 22 – 15h30

Canto da Empreendedora

Palestrante: Viviane Andreia Lesses – Gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (PA)

O Hospital Oncológico Infantil, localizado em Belém (PA), também se preocupa com a independência financeira das mães das crianças internadas. Por isso, implantou, em setembro do ano passado, o projeto “Canto da Empreendedora”, que incentiva a produção e o comércio de alimentos, cosméticos e outros produtos, buscando complementar a renda familiar das acompanhantes.

Uma vez ao mês, a recepção do hospital vira uma feira na qual as mães dos usuários podem vender vários produtos e alimentos, sem que isto interfira no cuidado com seus filhos. Neste mês de maio, o projeto chegou à décima edição, nove foram realizadas no Oncológico Infantil e uma no Hospital Público Estadual Galileu, também gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém.

Dia 22 – 17h30

Painéis Dinâmicos para Gestão e Apoio à Tomada de Decisão

Palestrantes: Gerson Macagnan – Diretor de Apoio do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (ES)

Alanderson Junior – Coordenador de TI (ES)

A criação dos painéis no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), permite entregar aos gestores e diretores informações e conhecimento de forma mais ágil. Eles foram desenvolvidos com a finalidade de divulgar, em tempo real, as informações da gestão do hospital, substituindo relatórios analíticos, que demandavam tempo para serem analisados.

Um dos projetos que serão apresentados é o painel de Gestão de Atendimento para o Paciente, baseado na metodologia de origem japonesa denominada Kanban. A função desta ferramenta é monitorar o tempo de permanência dos pacientes no pronto-socorro. Desta forma, a gestão do hospital mede a eficiência e eficácia do atendimento, permitindo aplicar ações de melhorias.

Dia 23 – 15h

Requisitos de Apoio à Gestão e seu impacto nos Resultados Assistenciais

Palestrante: Dr. Fernando Paragó – Consultor médico corporativo da Sede Administrativa (SP)

O assunto aborda a remodelação realizada no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da Pró-Saúde e a ferramenta de melhoria assistencial RAG (Requisitos de Apoio à Gestão), que abrange todos os setores de um hospital e começou a ser utilizada em 2008 pela entidade.

Quatro hospitais administrados pela Pró-Saúde, nas regiões Norte e Sudeste, registraram melhoria no índice de infecção hospitalar, uma queda de 20% no tempo de permanência e mortalidade e aumento da satisfação do usuário e da equipe assistencial.

Dia 23 – 16h

Novas Perspectivas para a Segurança do Paciente

Palestrante: Karina Pires Pecora – diretora de Operações do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (SP)

Serão apresentados temas atuais de segurança do paciente, cenários e tendências.

Dia 23 – 17h30

Ecofit: Academia Sustentável e o Cuidado Centrado no Paciente

Palestrante: Giovana Gross – Gerente de Apoio/SADT do Hospital Público Estadual Galileu (PA)

Já imaginou uma academia dentro de uma unidade de saúde construída com materiais recicláveis provenientes do próprio local (cadeiras de banho, rodilhas, entre outros) de forma sustentável? Desde outubro de 2017, isto é realidade no Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), por meio do projeto “Ecofit – Academia Sustentável”.

Hoje, os usuários fazem sessões de fisioterapia neste espaço, sempre com o acompanhamento de um fisioterapeuta, e a adesão ao tratamento aumenta a cada dia. Entre os motivos para a aceitação dos pacientes estão a possibilidade de sair do leito para praticar um exercício ao ar livre e poder interagir com outros usuários.

“Em um comparativo realizado entre outubro de 2017 e março de 2018 – quando a academia já estava implantada -, em relação a outubro de 2016 a março de 2017, percebemos que a adesão dos pacientes à fisioterapia aumentou em mais de 2.100 sessões”, contou Giovana Gross, gerente de Apoio do Hospital Galileu, que apresentará o projeto na feira.

Dia 24 – 15h

Modelo Corporativo de Gestão Operacional e Custos

Palestrantes: Paulo Viol – gerente de Operações Corporativo Sede Administrativa da Pró-Saúde (SP)

Eduardo Justo – Consultor de Custos (SP)

Rogério Pontes – Coordenador de Controladoria (SP)

Processo implementado para normatizar a avaliação periódica de desempenho das unidades gerenciadas pela Pró-Saúde por meio de conceitos obtidos de acordo com o cumprimento de metas estratégicas, possibilitando:

– Melhor análise estratégica e tomada de decisão;

– Realização de benchmark entre as unidades;

– Avaliação das melhores práticas de gestão adotadas nas unidades;

– Melhoria da performance geral da instituição.

Dia 24 – 16h

Compliance – Programa de Integridade com Foco em Relações com o Poder Público

Palestrante: Christian Fernandes Gomes da Rosa – advogado e economista (SP)

Dia 24– 17h30

Gestão da Maternidade: Amamentação e Segurança

Palestrante: Dra. Regiany Paula G. de Oliveira – Coordenadora Médica da Pediatria do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (PR)

A palestra irá abordar o uso de suplementos em recém-nascidos e analisar os fatores associados, comparando a adequação do uso às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no Paraná, a taxa de aleitamento materno exclusivo é de 90% (o preconizado é acima de 70%). O leite materno proporciona uma vida mais saudável ao recém-nascido.

Segundo o Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, a ampliação em 10% das práticas de aleitamento materno exclusivo até seis meses ou da amamentação continuada até 12 ou 24 meses poderia reduzir em pelo menos 1,8 milhão de dólares os custos anuais com tratamentos de doenças em crianças no Brasil. Se os índices atuais de aleitamento materno subissem para 90%, a economia seria da ordem de 6 milhões de dólares.

Dia 25 – 15h

Programa Direção Viva “Quero andar de moto até morrer e não morrer andando de moto”

Palestrante: Rogério Kuntz – Diretor Operacional da Pró-Saúde (PA)

O ‘‘Direção Viva’’ é um programa contínuo que ocorre em todas as unidades de saúde públicas no Pará, gerenciadas pela Pró-Saúde. A iniciativa consiste em promover ações de educação em saúde voltadas à conscientização sobre sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito.

O grande objetivo é disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade, além de formar multiplicadores no processo de combate à insegurança no trânsito.

Dia 25 – 17h30

Otimização na Assistência de Enfermagem e Redução de Custos

Palestrante: Diogo Silva Abreu – Gerente de Enfermagem do Hospital Yutaka Takeda (PA)

O projeto “Otimização na Assistência de Enfermagem e Redução de Custos”, realizado desde julho de 2017 no Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas (PA), busca aumentar a segurança assistencial e reduzir custos operacionais por meio da utilização eficaz de um sistema operacional de gestão de horas, alinhamento de protocolo de comunicação, treinamento e supervisão da equipe de enfermagem.

O grande objetivo da iniciativa é reduzir o tempo da passagem de plantão das equipes, para garantir o melhor atendimento aos usuários, além de diminuir as taxas de horas extras na unidade.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.