Evento multissetorial líder nas Américas, Hospitalar completa 25 anos

752

A 25ª edição da Hospitalar, o evento mais influente das Américas, está chegando! De 22 a 25 de maio, o Expo Center Norte, em São Paulo (SP), abrigará a plataforma de negócios e networking que é a porta de entrada para o mercado sul-americano. Além disso, por meio dos seus fóruns, serão discutidos o presente e o futuro da saúde mundial. São 1.200 expositores e 40 eventos de conteúdo que esperam cerca de 8.000 congressistas e mais de 90.000 visitas de profissionais de 70 países, durante os quatro dias de encontro.

“A feira multissetorial conquistou a confiança dos profissionais da cadeia pela sua capacidade de energizar o mercado, gerar oportunidades de negócios e conhecimento, transformando sua experiência e prestígio global em resultados reais para expositores e visitantes”, ressalta o presidente da UBM Brazil, realizadora da feira, Jean-François Quentin.

Jean-François Quentin

Segundo ele, é durante o evento que a indústria mundial, as empresas de facilities, os desenvolvedores em TI e os empreendedores apresentam os seus lançamentos e projetos em inovação e tecnologia da saúde.

“Cerca de 80% do público presente na Hospitalar decide e influencia o setor, e 60% está diretamente ligado aos segmentos que mais geram compras: hospitais, clínicas e distribuidores nacionais e internacionais”, enfatiza o diretor de estratégia da UBM Brazil, Rodrigo Moreira.

Visibilidade, negócios e networking

Seja no número de expositores estrangeiros (31% do total de participantes), seja no volume de visitantes, a feira impressiona pela dimensão do mercado que atinge e por atender às mais variadas expectativas. Em estandes individuais ou pavilhões coletivos, empresas dos mais variados setores têm à disposição um leque de oportunidades em um mercado formado por mais de 6.000 hospitais brasileiros e 288.000 estabelecimentos de saúde.

Um bom exemplo dos negócios gerados são os resultados alcançados em 2017 pelo projeto Brazilian Health Devices, ação da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios com apoio da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Após três dias de negociações entre 45 empresas brasileiras e compradores de 11 países, os participantes do projeto BHD contabilizaram 356 reuniões de trabalho e US$ 10,5 milhões em expectativas de negócios para os seguintes 12 meses. A Rodada Internacional de Negócios é realizada na Hospitalar há mais de dez anos.

Dra. Waleska Santos

É durante a feira também que autoridades se reúnem com empresários e organizações com o intuito de desenvolver projetos, parcerias e discutir melhorias para a saúde brasileira. “A Hospitalar é o verdadeiro palco que une os interesses sociais, econômicos e políticos do setor”, reforça a fundadora do evento, Waleska Santos.

Nos cerca de 40 congressos que acontecem durante a feira, 400 palestrantes de mais de 15 países pretendem fomentar o debate de temas críticos para o mercado, de olho no futuro da saúde.

O CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde é o evento oficial da Hospitalar, com um público altamente qualificado, representado por formuladores de políticas públicas e privadas de saúde, dirigentes de hospitais e demais prestadores de serviço de saúde, representantes de organismos governamentais, dirigentes e executivos da indústria fornecedora de produtos, equipamentos e serviços. Em 2018, o CISS acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, das 9h às 14h, sob o tema “A reforma do estado e a reforma dos sistemas de saúde: como decisões políticas, administrativas e organizacionais impactam a prestação de serviços, a rede fornecedora e a qualidade de vida do cidadão?”. O evento conta com o apoio de várias entidades de forte influência, como CNS, Fenaess, Sindhosp, Iepas, ABIMO e Anahp.

O HIMSS@Hospitalar – International Digital Healthcare Forum acontece em parceria com o mais relevante evento mundial de tecnologia para a saúde para fornecimento de conteúdo especializado sobre inovações aplicadas ao setor. Na edição de 2017, foram 35 speakers internacionais, 12 países representados, 56 speeches, 3 conference-rooms, 8 debates e uma audiência de 2.000 participantes.

Este ano, o tema é “eHealth. 18 – Centralize Data & Decentralize Care”, com debates e apresentações baseadas em oito verticais temáticas, agrupando dezenas de vetores tecnológicos. Ao todo serão mais de 60 conferências e oito debates, com a participação de 35 painelistas internacionais, que apresentarão um conteúdo alinhado às melhores práticas, produtos e serviços de digital healthcare no mundo.

O programa contará também com a exposição de cases, com o objetivo de apresentar e multiplicar experiências positivas, ideias inovadoras e tendências de mercado que estão fazendo a diferença para os sistemas de saúde ao redor do mundo.

No espaço especial chamado Hospitalar Facilities haverá a apresentação de soluções completas, do projeto até o pleno funcionamento de um hospital, clínica ou laboratório. Para a edição de 2018, com o objetivo de agregar força ao setor, a feira traz a participação da AFS – Associação de Fornecedores da Saúde, que terá uma ilha no pavilhão com 18 empresas do segmento. Já a ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar terá um ‘Hub’, um ponto de encontro para discutir inovação para o desenvolvimento hospitalar. Além do conteúdo na área de exposição, a grande novidade para a edição deste ano é o Facilities Congress, que acontecerá no dia 24 de maio, das 9h às 13h, no auditório 10 – 2º mezanino.

Sobe o tema reabilitação, mais de 50 empresas expositoras apresentam ao mercado seus produtos e serviços destinados à inclusão de pessoas com deficiência, idosos e públicos que necessitam de assistência especializada. O Espaço Reabilitação dentro da Hospitalar acolhe também uma iniciativa conjunta da Abimo com apoio da SEDPcD – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e da Apex-Brasil. A proposta é alinhar as ações do mercado às necessidades da sociedade, promovendo o desenvolvimento de novas soluções capazes de transformar o dia a dia da pessoa com deficiência. Além disso, durante a Hospitalar é realizado um simpósio, que, nesta edição, terá o tema: “Os avanços da Neurociência e seus Impactos na Reabilitação”.

Matéria originalmente publicada na Revista Hospitais Brasil edição 90, de março/abril de 2018. Para vê-la no original, acesse: portalhospitaisbrasil.com.br/edicao-90-revista-hospitais-brasil

Deixe seu comentário