Para oferecer o melhor atendimento ao paciente, não basta a um hospital ter somente equipamentos de última geração e médicos qualificados. Uma instituição de saúde precisa dispor de tecnologias que agilizem as rotinas, integre equipes, tenha informações ao alcance de todos, aumentando a satisfação dos colaboradores e qualificando os serviços para os clientes.
Um dos maiores hospitais da América Latina, segundo a revista Newsweek, o Hospital Sírio-Libanês (HSL), de São Paulo (SP), é reconhecido pela excelência nos serviços prestados e se destaca pelo uso de tecnologias e pela transformação digital em diversas áreas. A formação e a elaboração de escalas são exemplos disso.
Os papéis e as planilhas deram lugar a uma ferramenta desenvolvida pela startup gaúcha StarGrid. O aplicativo utiliza inteligência artificial para simplificar a organização de plantões, turnos de trabalho e férias dos funcionários da instituição de saúde. No HSL, os relatos são de que houve redução da ordem de 80% com o tempo que se levava na organização das jornadas laborais.
Mais eficiência
A gerente de Enfermagem Renata Lourenzen destaca a eficácia da ferramenta que foi aprimorada de acordo com as necessidades do Sírio. Há 27 anos atuando no HSL, ela conta que o hospital dispunha de um sistema que não atendia mais aos requisitos necessários para uma instituição de grande porte. “O time da StarGrid foi muito aberto e disponível para desenvolver os ajustes necessários, levando em conta as demandas da instituição”, garante.
Analista de Negócios do HSL, Paula Stelczyk explica que a equipe foi a São Paulo entender como se dava a elaboração das escalas na prática para identificar as dificuldades. “Desenhamos integrações em conjunto, tivemos muitas reuniões e encontros para que o sistema ficasse fluido e atendesse não somente a nós, mas a StarGrid também”, completa Paula, que começou sua trajetória na instituição no setor de Enfermagem.
Inicialmente, a mudança foi implementada com um pequeno grupo de gestores, e hoje são cerca de 700 gestores que utilizam o aplicativo da StarGrid para organizar os turnos de trabalho, folgas, escalas de final de semana e férias. Além disso, mais de 6 mil colaboradores do setor utilizam a ferramenta para verificar suas atividades e solicitar trocas. Tudo isso dá mais previsibilidade, reduz a rotatividade e o turnover. “A StarGrid apoia a comunicação das equipes. Ela não veio para afastar, mas tem papel de apoio e proximidade entre o funcionário e o gestor”, afirma Paula.
Folha de pagamento
Na avaliação do analista responsável pela folha de pagamento do Sírio, Celso Pereira, um dos grandes avanços que a StarGrid trouxe para as equipes são a organização e a melhoria nos ajustes de folgas e na produção das escalas, respeitando as regras fiscais. “A entrada da StarGrid favoreceu para ter uma escala justa, não prevalecendo a vida ou gosto de ninguém. Este é o grande ponto que agregou de forma positiva”, sintetiza.
Com o sistema de ponto e efetividade simplificados e disponíveis online, evitam-se possíveis falhas na geração da folha de pagamento. “A StarGrid já integrou as informações do ponto no sistema de pagamentos. Isso não gera falta, diminui o número de erros no desconto e na refação da folha de pagamento”, esclarece Celso Pereira, há 15 anos atuando no HSL. “É uma área sensível e qualquer valor faz diferença e mexe no bolso da família”, completa.