Estudo sobre uso de aprendizado de máquina para previsão de crises epiléticas é indexado por base dos EUA

O estudo de uma abordagem baseada na aprendizagem de máquina para a previsão de crises epiléticas usando sinais eletroencefalográficos foi indexado na PubMed, uma base de dados oferecida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos com mais de 34 milhões de citações e resumos de literatura biomédica.

A pesquisa é coordenada, de forma conjunta, pelo professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Alejandro Rafael Garcia Ramírez, e Abiel Roche-Lima, diretor do Departamento de Serviços de Informática Integrados da Universidade de Porto Rico.

Ela é fruto da parceria de pesquisadores dos cursos de Engenharia da Computação e do Mestrado em Computação Aplicada da Univali e do Centro de Pesquisa Colaborativa em Disparidades em Saúde da Universidade de Porto Rico.

O levantamento tem como base o estudo “Contribuições no estudo e reabilitação da afasia: Desenvolvimento de soluções de comunicação suplementar e alternativa para pessoas com distúrbios de comunicação”, que é financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), por meio do Programa de apoio a Núcleos Emergentes (Pronem), e pelo Instituto Nacional de Saúde de Minorias e Disparidades de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde do Governo dos Estados Unidos.

O artigo publicado destaca o desenvolvimento de uma abordagem baseada em aprendizado de máquina para prever crises epilépticas usando eletroencefalografia não invasiva (EEG). A iniciativa é inédita entre as instituições envolvidas e pode ser conferida clicando aqui.

Outras informações: (48) 3247-8233/99102-9107, com Alejandro Rafael Garcia Ramirez, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada da Univali.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.