Artigo – Vera Cruz Casa de Saúde: três anos de respeito ao passado e de olhar ao futuro

Em 2019, assumimos um compromisso duplo: o primeiro, de expandir a qualidade dos serviços hospitalares da marca Vera Cruz para uma segunda unidade em Campinas (SP); e o segundo, de realizar tal objetivo em um prédio histórico, reverenciado como parâmetro em saúde na cidade, mantendo uma tradição e agregando ainda mais valor ao empreendimento. Exatos três anos depois, celebramos essa conquista, sem deixar de lado o anseio de permanecermos nos estruturando com a expertise de quem conhece a área tanto enquanto mercado quanto em acolhimento humano, um dos nossos pilares.

Neste ínterim, fomos colocados à prova. Menos de um ano após inaugurarmos o Vera Cruz Casa de Saúde, passamos a lidar com a pandemia do novo Coronavírus. Tendo em mente a vocação do complexo em distinção de atendimento, afinal, o prédio foi centro de acolhimento durante duas epidemias de Febre Amarela, nos anos de 1889 e 1896, e da pandemia de Gripe Espanhola, no final da década de 1910, e conhecendo a confiança da população campineira em um tratamento especializado aliado ao zelo que permeia nossas ações humanas, voltamos também nossas atenções a pacientes com síndromes respiratórias e sintomas da Covid-19.

E, mesmo travando batalhas diárias com algo até então desconhecido, atendendo mais de 25 mil pessoas, seguimos planejando o presente e o futuro. Ao todo, investimos um montante considerável em reformas de modernização, em compras de equipamentos, em novas tecnologias, em material cirúrgico e insumos de várias naturezas, em abertura de leitos e em contratação de pessoal para as áreas de apoio (higiene, segurança, recepção e outras), administração (RH e financeiro, por exemplo) e assistenciais (médicos, enfermeiros etc.).

Debaixo do guarda-chuva da Hospital Care (holding administradora de hospitais), estamos inseridos em um moderno Hub de saúde, que engloba, além das duas unidades hospitalares do município, o Vera Cruz Centro Médico São Camilo, em Indaiatuba, o Vera Cruz Centro Médico Sumaré, e outros centros especializados em Campinas: o Vera Cruz Medicina Diagnóstica, o Vera Cruz Centro Clínico Nova Campinas, o Vera Cruz Centro Clínico Guanabara, o Vera Cruz Oftalmologia, o Vera Cruz Oncologia, o Vera Cruz Medicina Laboratorial e o Vera Cruz Neurologia e Coluna.

Hoje, somos mais de 500 colaboradores, que, dentro das específicas áreas, gerimos um pronto-socorro adulto com fluxos respiratórios e não-respiratórios e um ambulatório completo de diagnóstico e orientação terapêutica para 28 especialidades médicas. Contamos com capacidade instalada de 120 leitos, distribuídos em unidades de internação, UTIs de alta complexidade (tanto clínicos como cirúrgicos) e serviços de terapia diagnóstica em laboratório e imagem. Em 2020, inauguramos um novo Centro Cirúrgico, totalmente reformado e moderno, além de instalações e acomodações de internação renovadas. Também firmamos uma parceria com a Unimed Campinas, passando a atender pacientes conveniados nas 24 horas de serviços de urgência e emergência no pronto-socorro, nas especialidades e em cirurgias eletivas.

Neste ano, passamos a oferecer um Pronto Atendimento de Otorrinolaringologia completo, provido de todos os equipamentos necessários para atender, de forma segura e eficiente, pacientes com queixas dessa natureza. Em abril, inauguramos nossa moderna Unidade Coronariana, equipada para dar o melhor atendimento especializado e o cuidado intensivo a adultos com problemas cardíacos complexos. No mês passado, demos mais um passo ao abrirmos o Pronto-Socorro de Pediatria, com acolhimento completo de assistência também 24 horas, dispondo de internação, enfermaria e uma UTI para crianças, pré-adolescentes e adolescentes de até 13 anos. Oferecemos quatro salas de pronto atendimento, salas de triagem, de curativo para procedimentos e gesso, de medicação e inalação, de emergência, de isolamento, de reavaliação, de espera médica, dois leitos de observação e, ainda, serviços de imagem (raios X, tomografia e ressonância magnética) e exames laboratoriais, radiológicos e de ultrassonografia.

Ainda promovemos, desde abril, um ciclo de palestras gratuitas sobre obesidade e os métodos da cirurgia bariátrica e metabólica, e nossas obras de restauração e manutenção do complexo, construído em estilo neoclássico e inaugurado em 1886, estão a todo vapor. Nosso projeto para o prédio, obra do arquiteto Ramos de Azevedo em parceria com o engenheiro italiano Samuelle Malfatti, contemplará a fachada, ambientes internos (as alas, por exemplo, terão marcantes melhorias na hotelaria), o jardim e a capela, que passará por uma intervenção arquitetônica para recuperar a luminosidade e traços marcantes da época em que foi levantada.

E, continuando a caminhada, traremos mais novidades a Campinas, pois respeitar o passado é seguir três premissas básicas: conhecer o ponto de partida; aprender, ensinar e se aprimorar constantemente; e ter carinho pelo que já foi conquistado e buscar desenvolvimento e excelência. E nós, do Vera Cruz Casa de Saúde, faremos o necessário para continuarmos escrevendo uma página relevante na história de Campinas.

Dr. Fábio Pereira Fraga é Diretor-Presidente do Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde, e demais serviços da marca Vera Cruz em Campinas e região

Dr. Bruno Araújo é Diretor-Técnico e Diretor-Médico do Vera Cruz Casa de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.