Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, que é celebrado anualmente em 1º de outubro, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), instituição que pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promoverá no sábado, dia 2 de outubro, a partir das 10h, uma live para apresentar a metodologia da pesquisa Remobilize. Realizada a partir de docentes de diversas instituições de ensino do país, o estudo avaliou o impacto da pandemia na mobilidade da população idosa.
O evento é gratuito e aberto ao público, e terá como temática: “Desafios de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia usando tecnologias digitais”. A explanação será feita a partir de uma mesa redonda, que terá a presença de Carla Santana, professora associada do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (LAPITEC), da Universidade de São Paulo, e Taiuani Marquine Raymundo, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os principais assuntos que serão abordados, estão: o impacto do Analfabetismo Digital no decorrer da pesquisa; as habilidades digitais em idosos; e as estratégias e metodologias aplicadas para a coleta de dados.
O bate-papo contará ainda com as participações dos docentes Juleimar Amorim, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Regis Moreira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de uma das participantes da pesquisa, Lia Salvany. A mediação ficará por conta da professora de doutorado e mestrado em Fisioterapia na Unicid, Monica Perracini, que é, inclusive, a coordenadora da pesquisa, e de Alexandre Silva.
Os interessados em participar deverão acessar o link do Zoom na data e hora do evento.