Eventos

Calendário de eventos

nov
12
ter
2019
58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019) @ Centro de Eventos FIERGS
nov 12 – nov 16 all-day

Seguem a todo o vapor os preparativos para o 58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019). A cidade sede será Porto Alegre (RS) e são aguardados cerca de 4.500 profissionais dedicados ao debate dos avanços da Ginecologia e Obstetrícia nacional.

Segundo o presidente César Eduardo Fernandes, o Congresso 2019 é mais um relevante passo para a consolidação a ideia da NOVA FEBRASGO, baseada em gestão corporativa, comprometimento e transparência a favor de uma GO mais digna e respeitada.

O principal evento da FEBRASGO oferece a oportunidade de fortalecer os vínculos éticos, profissionais e científicos que devem caracterizar a atuação das associações médicas e seus associados.

Haverá mais de 250 palestrantes de renome compartilhando conhecimentos com os congressistas em simpósios, mesas-redondas, atividade interativa e debates com alto ganho científico e prático, abordando temas como Anticoncepção, aleitamento materno, assistência ao parto, abortamento e puerpério, climatério, pré-natal, doença trofoblástica gestacional, endometriose, endoscopia e cirurgias ginecológicas, câncer ginecológico, doenças da mama, ginecologia endócrina, ginecologia infanto-puberal, medicina fetal e mortalidade materna, sexologia e infertilidade, vacinas, violência sexual, entre outros.

A presidente da Comissão Local do Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia 2019, Maria Celeste Osório Wender, comemora o fato de o encontro retornar à capital do Rio Grande do Sul após 24 anos, e destaca também as atrações locais:

“Porto Alegre é uma cidade de muitos encantos e descobertas. Seja pelas suas belezas naturais, como a orla do Guaíba, pela diversidade cultural, por diversas opções gastronômicas e de lazer ou pelos diferentes Museus que abriga, como o Margs e o Iberê, a nossa capital se apresenta como um dos melhores destinos para receber eventos médicos, já que reúne, ao mesmo tempo, infraestrutura, lazer e escolas médicas tradicionais, que formam profissionais destacados em distintas especialidades”.

nov
17
dom
2019
MEDICA 2019 @ Düsseldorf Trade Fair Center
nov 17 – nov 21 all-day

A MEDICA Trade Fair é o maior evento do segmento médico mundial e acontece anualmente no mês de novembro, em Düsseldorf, na Alemanha. Médicos, peritos, gestores e tomadores de decisões se encontram na feira para conferir as novidades do mercado, inovações técnicas e médicas, assistência de internamento e ambulatória, congressos, fóruns, e realizar troca de experiência, contatos com expositores e formação contínua. A MEDICA é o maior ponto de encontro do mundo para profissionais da área.
nov
19
ter
2019
5º OPMED – Congresso Nacional de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME) @ RibeirãoShopping - Centro de Eventos
nov 19 – nov 23 all-day

A Unimed Federação Nordeste Paulista já confirmou a data de realização do 5º OPMED – Congresso Nacional de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME). O evento ocorrerá de 20 a 23 de novembro, em Ribeirão Preto (SP), e deve reunir cerca de 800 participantes de todo o Brasil.

O objetivo do Congresso, um dos maiores do setor de órtese, prótese e materiais especiais, é fomentar novas ideias e discutir sobre os principais gargalos do segmento, que movimenta mais de R$ 14 bilhões anualmente.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site antecipadamente. Há diversos lotes disponíveis com descontos, sendo que o primeiro vai até o dia 30 de abril.

nov
20
qua
2019
XII International Symposium on Vasoactive Peptides @ Fundação Dom Cabral Alphaville
nov 20 – nov 23 all-day

Será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, na Fundação Dom Cabral, no Alphaville, em Nova Lima (MG). Direcionado para estudantes de pós-graduação, pós-doutores, experimentais e clínicos e cientistas, o simpósio visa promover momentos de debate e trocas de experiências entre convidados e o público. O sistema renina-angiotensina exerce um papel fundamental na homeostase e na regulação da pressão arterial.

Diversos eixos já foram descritos sendo o eixo que ativa a Angiotensina II associado a inúmeras doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, derrame, insuficiência cardíaca, diabetes e obesidade. Já o eixo protetor do sistema, apresenta componentes (peptídeos e enzimas) que quando ativados podem tratar inúmeras doenças e ainda auxiliar pesquisadores a compreender melhor os mecanismos de diversas patologias.

Além da programação principal do simpósio, no dia 20 de novembro, das 9h às 20h, será realizada mais uma edição do Exercise Science Pre-Symposium, na Fundação Dom Cabral. O encontro reunirá pesquisadores e cientistas brasileiros que apresentarão pesquisas na área da fisiologia do exercício.  A regulação da pressão arterial durante exercícios em homens e mulheres, câncer, epilepsia, insuficiência cardíaca, epigenética e alterações vasculares induzidas pelo uso de anabolizantes serão alguns dos temas abordados.

O XII International Symposium on Vasoactive Peptides proporcionará ainda aos jovens cientistas um espaço para expandir seus conhecimentos sobre os avanços recentes sobre o sistema renina-angiotensina, além da oportunidade de discutirem e receberem os feedbacks sobre suas pesquisas. Realizado desde 1991, o simpósio visa ainda promover interações e estreitar as redes construtivas entre estudantes, profissionais da saúde e cientistas.

As inscrições para XII International Symposium on Vasoactive Peptides podem ser feitas, com desconto, até o dia 10 de setembro. A inscrição garante a participação no Exercise Science Pre-Symposium, que será realizado no dia 20 de novembro, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima.

mar
26
qui
2020
II Congresso Brasileiro de Neurogenética @ Centro de Convenções Rebouças
mar 26 – mar 28 all-day

“Estamos vivenciando um boom na Neurogenética; e gosto sempre de lembrar que a área é formada por três palavras lindas: neurologia, gene e ética. Desta forma, esperamos vivenciar uma história diferente com novos exames, diagnósticos e tratamentos.” Foi com essas palavras que a presidente do II Congresso Brasileiro de Neurogenética, Sarah Teixeira Campos, abriu o lançamento comercial do evento, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM).

O Congresso da Academia Brasileira de Neurologia será realizado de 26 a 28 de março, em São Paulo (SP). Conforme informou a presidente aos representantes da indústria da Saúde e patrocinadores presentes ao lançamento, a programação científica será dividida em módulos, com destaque para os temas: genética de populações, princípios de Neurogenética e neurociência, raciocínio e enfermidades em Neurogenética, semiologia em genética, neuropatias hereditárias e doenças mitocôndrias.

Ainda serão oferecidos 11 simpósios satélites. “No último dia, temas livres contemplarão estudos recentes realizados no Brasil de graduandos e pós-graduandos. Além disso, reuniremos os palestrantes internacionais para fazer um debate, com o intuito de compreender qual será a perspectiva da Neurogenética daqui a cinco, dez anos”, disse Sarah.

“A Neurologia é uma especialidade que no passado não tinha o alcance terapêutico que tem hoje. Isso depende e está dependendo em grande parte dos avanços em Neurogenética. Assim, a Neurogenética e a Neuroimunologia são duas áreas que têm crescido muito nos últimos anos, com novos conhecimentos, fármacos e terapias. Para nós, da ABN, o respaldo a este evento é integral”, destacou o professor titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador científico da Academia, Ricardo Nitrini.

Histórico e expectativas 

​​​​​​​Em 2016, houve o I Encontro de Neurogenética da ABN, na sede da Associação Paulista de Medicina, com a participação de quase 300 pessoas, superando as expectativas da organização. Dada a repercussão, surgiu a ideia de realizar a primeira edição do Congresso Brasileiro de Neurogenética, que aconteceu em 2018. Mais uma vez, a comissão organizadora se surpreendeu com os 700 congressistas.

“Não é apenas o número de pessoas que nos surpreendeu, foi o choque de gerações, alunos, residentes, pós-graduandos e professores mais jovens, com experiência maior, e internacionais. Uma interação muito grande entre essas gerações fez a diferença do Congresso”, resume o neurologista José Luiz Pedroso, um dos organizadores do evento e que presidiu o I Congresso Brasileiro de Neurogenética.

Segundo Pedroso, nesta segunda edição, a união entre o desenvolvimento científico e o meio acadêmico é imprescindível, e o papel dos patrocinadores e laboratórios torna-se relevante no propósito de incentivar pesquisas na área. “É importante que saibamos aproveitar o momento, já temos quase 30 anos do início do projeto genoma. O resultado disso é a grande quantidade de novos genes descobertos, de doenças raras que não tinham um diagnóstico e a resposta que podemos dar hoje às famílias.”

Doenças raras 

“Quando abordamos Neurogenética ou Genética, falamos de doenças raras. Há oito mil tipos diferentes delas, sendo a maioria relacionada à condição infantil”, explica o neurologista Jonas Saute, também da Comissão organizadora do II CBN. Em torno de 90% das doenças genéticas afetam crianças; 10% afetam adultos e têm relevância epidemiológica.

Saute acredita que a porcentagem menor corresponde de igual maneira à maior, porque são doenças que afetam pessoas em razão dos mecanismos de heranças. “Em oncogenética, uma em cada 400 pessoas tem mutação em genes associados ao câncer de mama hereditário. Isso é uma única doença que atinge um número gigante de pessoas”, exemplifica.

Por isso, a Comissão Organizadora, ao discutir os temas, contemplou doenças que afetam crianças e adultos. “Na prática clínica, tivemos uma mudança com a questão do sequenciamento de nova geração, painéis de genes, exoma e genoma”, acrescenta.

Por fim, ele afirma que talvez este seja o momento de discutir a fronteira do conhecimento, os dilemas éticos, o diagnóstico e o tratamento específico. “Estamos vivenciando um aumento importante do diagnóstico e da terapia, realmente é algo extremamente motivador, além de lidarmos com tecnologias disruptivas. E temos de estar atentos a todos os desafios éticos e os que implicam praticar a Neurogenética no sistema público e privado de Saúde do país”, conclui.

abr
22
qua
2020
3º CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional de Enfermagem @ Transamerica Expo Center
abr 22 – abr 23 all-day

As inscrições para o 3º Condepe, que acontece em São Paulo (SP) nos dias 22 e 23 de abril, já estão abertas. O tema escolhido para ser o ponto central de onde partem todos os conteúdos apresentados foi: “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde”.

Serão mais de 80 palestrantes focados em transmitir as mais modernas práticas e trazer os temas mais relevantes para o aprimoramento dos seus participantes.

O tema foi preparado pelo comitê científico do congresso, liderado pela Dra. Renata Pietro, também presidente do Coren – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

O Condepe 2020 amplia sua atuação com alcance internacional, trazendo muitas novidades para esta edição, e homenageará o Bicentenário de Florence Nightingale, reconhecida como a “primeira” enfermeira do mundo, que já declarava há 200 anos: “a enfermagem é uma arte”.