Exclusivo na região, Hospital São Vicente oferece ambulatório de ortopedia oncológica

Dr. Maurício é responsável por ambulatório exclusivo na região

“Ter esse acompanhamento pelo hospital é muito melhor, porque além do atendimento ser maravilhoso, ainda é mais acessível. Imagina ter que ir para Campinas?”, questiona a paciente Solange de Fátima Oliveira Santos, de 45 anos. Diagnosticada com metástase óssea na região do fêmur, Solange passou por cirurgia no início deste mês e realiza acompanhamento ambulatorial para garantir que sua recuperação seja completa. A boa notícia é que a paciente nem precisou se deslocar para receber esse suporte, já que ambos os serviços foram oferecidos pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), único na região a ter o atendimento na especialidade de ortopedia oncológica.

Responsável pelo ambulatório, o ortopedista oncológico, Dr. Maurício Freitas Resende, explica que antes o único município próximo a atender essa demanda era Campinas, dificultando o acesso ao serviço pela população. O profissional atende semanalmente cerca de 15 pacientes. Só no ano de 2020 beneficiou 427 pessoas. “Não é uma especialidade comum, existem poucos profissionais dessa área no Brasil e vendo a necessidade dos usuários em ter esse tipo de acompanhamento em sua própria cidade, busquei a qualificação para agregar ao serviço de saúde. Nosso principal diferencial é que o Hospital São Vicente é habilitado para o uso do banco de ossos e nem todos os centros de saúde possuem esse recurso. É bom para nós, mas principalmente para os pacientes”, ressalta o médico.

Entre os tipos de câncer tratados pelo ambulatório, o de mama, pulmão e próstata são os mais comuns quando o tumor começa a atingir outras partes do corpo como os ossos, os tendões e as cartilagens. “Normalmente a lesão metastática se dá em pacientes com mais idade, porém o atendimento é realizado para todas as faixas etárias. Atuamos até de uma forma preventiva com esses pacientes. O serviço recebe também usuários com encaminhamento de outros médicos, outros municípios, do Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e do Grupo em Defesa da Criança Com Câncer (Grendacc)”, explica o médico.

Localizado no ambulatório de ortopedia do Hospital São Vicente, os atendimentos são realizados nas tardes das terças-feiras. Referência para a região, a instituição jundiaiense não tem medido esforços para manter as cirurgias oncológicas mesmo durante a pandemia. “Agora só volto daqui a seis semanas. Também farei meu tratamento de radioterapia e quimioterapia pelo hospital. Já tratei um nódulo na mama, também pelo SUS, e sei que o trabalho daqui é excelente”, elogia Solange.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.