Exigido por entidades médicas, curso de laparoscopia para residentes é oferecido pelo Ircad

Cada vez mais valorizada, a atuação dos residentes precisa ser, também, especializada, sendo considerada obrigatória, pelas principais sociedades médicas, na residência de cirurgia geral e também do aparelho digestivo, por isso o Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas, IRCAD América Latina, filial do Hospital de Amor, em Barretos (SP), abrirá o calendário de cursos de 2020 com o curso de laparoscopia para residentes de diversas especialidades, de 14 a 16 de janeiro.

Considerada uma das mais modernas técnicas cirúrgicas, a videolaparoscopia, o curso irá ensinar desde os conhecimentos básicos necessários para aplicações clínicas, mostrar ferramentas cirúrgicas, materiais, equipamentos e os laparoscópicos básicos mais usados. As sessões de treinamento prático irão ensinar ou fazer com que os alunos melhorem seu desempenho de técnicas básicas em cirurgia laparoscópica, como sutura intracorpórea e técnicas de amarração de nós, coordenação de ambas as mãos para dissecção e segurança no uso de energia em laparoscopia, além de proporcionar a avaliação de resultados e complicações potenciais dos procedimentos laparoscópicos.

Segundo o coordenador científico do IRCAD, Dr. Luis Romagnolo, o curso amplia e valoriza, ainda mais, a atuação do médico, “A cirurgia minimamente invasiva já é introduzida na grade curricular de medicina, porém é importante que o aluno da faculdade ou residência entenda, de forma profunda, para que consiga atender demandas que chegam como o operatório no pronto socorro ou tratamento pós-operatório. Infelizmente na saúde pública ainda há uma deficiência em virtude do déficit de materiais exigidos, no setor privado ela é muito difundida e nossa missão é fazer com que os médicos estejam preparados  e difunda, cada vez mais, essa modalidade que traz muitos benefícios comprovados pela ciência”, disse.

A programação completa do curso pode ser conferida no site do Centro de Treinamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.