A Tailândia desperta o interesse da indústria nacional por ser um país em desenvolvimento, ter mais de mil hospitais espalhados por seu território e contar com um setor de dispositivos médicos que movimenta cerca de US$ 1,6 bilhão. Para aproveitar as oportunidades geradas dentro deste cenário, o Brazilian Health Devices, projeto setorial executado pela ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organizou pela primeira vez um pavilhão brasileiro na Medical Fair Thailand 2019.
Reconhecida como a principal do setor de saúde do sudeste asiático, a feira foi realizada entre 11 e 13 de setembro na capital e proporcionou às indústrias brasileiras integrantes do pavilhão contato com 183 potenciais compradores ou distribuidores. Além disso, somando projetos fechados ao longo do evento com a expectativa de novos negócios pelos próximos 12 meses, o pavilhão atingiu a marca de US$ 2,1 milhões.
“A participação brasileira foi bem-sucedida e permitiu um contato ampliado a países vizinhos como Laos, Vietnã, Camboja e Mianmar”, pontua Rafael Cavalcante, coordenador de acesso a mercados da ABIMO. Para o especialista, os resultados foram muito positivos. “Observamos, ao longo dos três dias, um público bastante interessado na marca Brasil”, relata reforçando que, para a organização do evento, contar com a exposição de produtos brasileiros é algo muito positivo.
Com sete empresas expondo seus portfólios, o Pavilhão Brasileiro também recebeu representantes do SECOM, da Embaixada do Brasil na Tailândia. Com uma ação muito mais ampla, o Brazilian Health Devices – além de levar a indústria brasileira a expor na Medical Fair Thailand – realizou uma missão comercial em Bangkok nos dias que antecederam a abertura do evento. Na ocasião, foram feitos diversos contatos com potenciais novos clientes dentro do mercado de saúde tailandês.
Nesta edição de 2019, a Medical Fair Thailand, evento organizado pela Messe Düsseldorf, contou com mais de mil expositores vindos de 60 países e recebeu cerca de 12 mil visitantes profissionais de vários setores da saúde. A próxima edição será realizada em 2021