Faculdade Medicina de Jundiaí recebe doação de Manequins para Treinamento de Primeiros Socorros

Sérgio Tufik, presidente da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) esteve em Jundiaí (SP), nesta quarta-feira (4), para realizar a entrega solene dos 12 manequins. Participaram do evento os diretores da FMJ: prof. Dr. Evaldo Marchi e profa. Dra. Ana Carolina Marchesini; os gestores da Prefeitura Municipal de Jundiaí (PMJ): Tiago Texera, Vasti Marques, Cristiano Lopes, Jones Martins, os diretores da PMJ: Danielle Ruiz e Júlio Durante, além da equipe da FMJ e os estudantes de medicina que compõe a Empresa Júnior. Vale destacar a presença de grandes incentivadoras da Empresa Júnior: a assessora de planejamento da FMJ, Tânia Pupo e da Profa. Dra. Stela Tavolieri de Oliveira.

Os novos manequins doados pela AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) vão contribuir para o crescimento da empresa (FMJúnior), podendo expandir o campo de atuação em treinamento de primeiros socorros, levando os novos bonecos, nas empresas para treinamento.

A Empresa Júnior da Faculdade de Medicina de Jundiaí iniciou suas atividades com o estudante de medicina, Guilherme Bellato em fevereiro de 2021 com apoio da profa. Dra. Stela de Oliveira. Já em 2021, treinou mais de 400 pessoas: diretores das escolas públicas, funcionários do Mundo da Criança e Parque da Cidade e os colaboradores da FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí).

O fundador da empresa, Guilherme Bellato disse que seu sonho é que todos saibam tomar atitude para tentar salvar uma vida, quando se deparar com uma pessoa em parada cardíaca, na rua. Beatriz Santana agradeceu todos os envolvidos com a causa e citou o Walt Disney: “Se você pode sonhar, você pode fazer”.

O  diretor da FMJ, Evaldo Marchi, enfatizou o crescimento da FMJúnior. “Desde sua concepção já realizou diversos treinamentos. Agora com a doação alcançara novos patamares na sua missão de oferecer ensino e treinamento em saúde”, completa.

Tufik lembrou quando era estudante de medicina e contou vários casos inclusive algumas dificuldades e conquistas ao longo da sua trajetória. O empresário agradeceu por participar deste momento histórico da instituição. “É um privilégio participar deste projeto. Decidi fazer a AFIP em 1976 para fazer pesquisa. Criei uma empresa para financiar a pesquisa e remunerar os pesquisadores. Deu certo! Nunca imaginei que AFIP seria tudo isso. Obrigada por poder participar desta entrega”, explica.

A empresa Júnior foi concebida por motivação de uma grupo de jovens universitários da Faculdade de Medicina de Jundiaí que sonhou em atuar de maneira dinâmica, efetiva, prática  e eficiente na saúde dos brasileiros, transmitindo conhecimento, ensinando, capacitando de forma dinâmica por meio da simulação realística.

O objetivo deste treinamento específico é tornar os locais (escolas, empresas e instituições) mais seguros e que na eventualidade da ocorrência de alguma emergência, existem profissionais treinados para lidar de maneira adequada com a situação de parada cardiorrespiratória, engasgo e queimadura, até a chegada do SAMU.

Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, parabenizou a FMJ e a Empresa Júnior e reforçou o apoio da sua Unidade de Gestão a essa categoria de iniciativa. Tiago Texera, gestor de Promoção de Saúde encerrou o evento afirmando que a FMJ é motivo de orgulho para os jundiaienses e reforçou a parceria entre PMJ, AFIP e FMJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.