Novidade apresentada no Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia 2022, no Rio de Janeiro, o Centro de Simulação e Treinamento da FEBRASGO ganhou um novo capítulo na sexta-feira (23), em São Paulo (SP). Na programação do dia anterior à Assembleia Geral das Federadas (AGF) 2023, que reúne representantes das 27 Federadas, o grupo de todos os Estados e o Distrito Federal conheceu as instalações da nova sede da Federação que, mais ampla, também abrigará o espaço para treinamentos Hands On voltados, entre outras frente, a Emergências Obstétricas.
O presidente da FEBRASGO, o ginecologista e obstetra Agnaldo Lopes, ressaltou sobre a importância de médicos e médicas poderem aprender (e também se reciclar), na prática, quanto a algumas técnicas. “Este é um investimento importante que a FEBRASGO está fazendo para poder contribuir ainda mais com a formação de jovens médicos e médicas para além do que já fazemos pela especialidade”, disse no início da visita ao exaltar o modelo. que permite simulações em ambiente controlado, não levando a risco o paciente e onde o médico em formação consegue fazer os procedimentos que, às vezes, durante o treinamento de médico residente, não tem tantas ou nenhuma oportunidades.
O Centro de Treinamento e Simulação da FEBRASGO abrigará manequins de simulação realística, com o aprendizado de emergência obstétricas, parto vaginal, hemorragia pós-parto, ultrassonografia de primeiro e segundo trimestre.
Também presente na ocasião, o Dr. César Eduardo Fernandes, Diretor Científico, exaltou a iniciativa do Centro de Treinamento. “O Centro deixou de ser somente uma ideia trazida pelo presidente, e hoje é uma obra, que será concluída em outubro, para que no Congresso 2023, demos conhecimento à toda comunidade”, disse ao agradecer os presentes pela participação e dedicação.
“O centro de treinamento é a cereja do bolo que faltava para continuarmos crescendo enquanto entidade representativa das especialidades e, assim, poder levar assistência melhor para a mulher brasileira”, exaltou a Dra. Maria Celeste Osório Wender, Diretora de Defesa e Valorização Profissional, ao também ressaltar que um centro de simulação de tamanha excelência também pode ser alavanca para impulsionar a chegada de jovens médicos e médicas.
Para o Dr. Olimpio Barbosa de Moraes Filho, Diretor Financeiro, a FEBRASGO historicamente sempre discutiu trazer soluções para melhorar a formação dos Ginecologistas e Obstetras e esta iniciativa “grandiosa dá corpo a este movimento”
“O centro levará algumas atividades importantes de ginecologia e obstetrícia. Teremos manequins realísticos, que tem movimento respiratório e sangramento até um treinamento de habilidades com aconselhamento contraceptivo. Vemos a simulação como algo muito importante para o futuro”, celebrou o presidente perante todos.
A agenda com as Federadas segue neste sábado em reunião fechada para discussão de outras pautas pertinentes.