FEMAMA apoia campanha do Dia Mundial do Câncer que tem como foco acesso igualitário ao diagnóstico e tratamento

Estima-se que no Brasil haverá 704 mil novos casos de câncer por ano, até 2025. O número é alarmante e reforça a importância da Campanha para Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, coordenada internacionalmente pela UICC (União Internacional para o Controle do Câncer) e reforçada no Brasil pela FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). Monumentos em Brasília serão iluminados de laranja e azul para alertar sobre a relevância da data e as 75 ONGs associadas à FEMAMA potencializarão suas ações para informar à população sobre as doenças nas redes sociais. “Todas as pessoas merecem ter acesso a serviços oncológicos essenciais e de qualidade, com base na própria necessidade e não na sua capacidade financeira. Conscientizar a população sobre isso e fazê-la exigir esse direito é uma das missões de Femama”, afirma Maira Caleffi, Médica Mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Fundadora e Presidente Voluntária da FEMAMA, e Presidente do Conselho de Diretores do IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer).

Por cuidados mais justos

Igualdade é justamente o mote principal da campanha internacional, que tem como slogan a frase: Por Cuidados Mais justos. E, por cuidados mais justos, entende-se o acesso de todos à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento, independentemente da condição financeira e de origem. Não é exagero afirmar que ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento salva vidas. Os números comprovam isso. Cerca de 70% das mortes ocorrem em países de baixa e média renda, considerando que apenas 30% deles possuem serviços de tratamento de câncer disponíveis. Já dentre os mais ricos, 90% contam com essa estrutura. “O câncer é uma doença que tem cura. Cerca de 95% dos pacientes que são diagnosticados precocemente obtém resultados muito positivos do tratamento. É possível, sim, pensar em um futuro sem morrer da doença mas para isso é preciso agir já”, comenta Maira Caleffi, Mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, e Fundadora e Presidente Voluntária da FEMAMA.

Oncologia e cuidados básicos

No Brasil, nos próximos 3 anos serão cerca de 2 milhões de pacientes oncológicos no país precisando de assistência e tratamento. Mas como enfrentar esse aumento exponencial da doença? “O Brasil precisa ser mais estratégico na definição das prioridades em políticas públicas para o controle do câncer. Necessariamente, o olhar para a doença precisa estar na Atenção Primária do SUS. Todo o paciente deve ser orientado sobre os hábitos de prevenção, deve ter acesso ao diagnóstico e contar com um tratamento adequado às especificidades do seu caso”, afirma Maira Caleffi.

A campanha mundial do câncer objetiva aumentar essa conscientização mundial e incentivar ações – pessoais, coletivas e governamentais – para criar novas perspectivas aos pacientes em todo o mundo. Uma das maneiras de contribuir com a campanha é divulgar informações de qualidade sobre prevenção, diagnóstico e tratamentos. E exigir o acesso aos cuidados mais justos para todos. Confira mais informações sobre o cenário do câncer na atualidade.

Cenário do câncer no mundo

  • 10 milhões de pessoas morreram de câncer em 2020
  • 90% dos países de baixa e média renda não tem acesso à radioterapia (uma das principais alternativas para o tratamento)
  • Até 2040 a demanda global por quimioterapia aumentará de 10 milhões para 15 milhões
  • Estima-se que 100 bilhões de dólares seriam economizados se 11 bilhões fossem investidos em prevenção

Números do câncer no Brasil

O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3%) seguido pelo de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Cuidados preventivos

✓ Prefira alimentos saudáveis e reduza o consumo dos processados

✓ Evite o sedentarismo e exercite-se com regularidade

✓ Fuja do tabagismo, seja ele com cigarro convencional ou eletrônico

✓ Proteja a pele antes de expor-se ao sol e evite o bronzeamento artificial

✓ Vacine-se contra o HPV

✓ Reduza o consumo de álcool

✓ Evite poluentes e produtos químicos

✓ Informe-se sobre os sinais e sintomas oncológicos

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.