FGV Educação Executiva lança programa com oito minicursos gratuitos para profissionais da saúde

334

A FGV Educação Executiva em parceria com o FGVSaúde (FGV EAESP) apresentam o Programa FGV e Saúde – gerindo crise em tempo de pandemia. A iniciativa é composta por oito minicursos gratuitos e tem a finalidade de contribuir com a sociedade e profissionais da saúde.

Os cursos são autoinstrucionais e estarão disponíveis no site da FGV (fgv.br/cursos-gratuitos). Vale ressaltar que os participantes cadastrados terão acesso à questões objetivas e automáticas e, ao respondê-las, receberão a emissão de declaração de participação personalizada.

Confira a programação:

Minicurso 1 – O sistema de saúde em tempos de pandemia

educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/o-sistema-de-saude-em-tempos-de-pandemia

Palestrante: Gonzalo Vecina Neto, médico pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), é mestre em administração de empresas pela FGV EAESP. Foi superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês de 2007 a 2015. Atualmente, é professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e professor da FGV EAESP.

A aula tem a finalidade de repercutir como o sistema de saúde, entendido como o SUS e o setor privado – AMS -, pode se organizar para responder à pandemia, como fazer a regulação dos serviços escassos para que eles sejam utilizados de maneira a atender às necessidades da população, mas, como nem tudo é solucionável pelo sistema de saúde, também discutirá como fazer o isolamento de pessoas que não têm residência fixa ou, quando a têm, moram em poucos metros quadrados, sem condições de higiene apropriadas, e, por fim, quais são as implicações da judicialização.

Minicurso 2 – Liderança em cenários turbulentos: revigorando as equipes de saúde no enfrentamento da Covid-19

educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/lideranca-em-cenarios-turbulentos-revigorando-equipes-de-saude-no-enfrentamento-da-covid-19

Palestrante: Sandra Betti é psicóloga pela PUC-SP, com mestrado em psicologia social pela PUC-SP, com especialização em desenvolvimento de recursos humanos pela Harvard University (US) e em estratégia de RH pela University of Michigan Business School (US). Possui certificação em master coaching pelo Behavioral Coaching Institute (NY), é coautora do livro Assessment Centres and Global Talent Management. Tem vasta experiência na área de RH, tendo ocupado cargos executivos em empresas de grande porte, já foi palestrante no TEDex Morro do Imperador (“O Poder do Amor”). Atualmente, é sócia-diretora da MBA Empresarial, sócia e conselheira da Talent Academy, atuando também como consultora e especialista em desenvolvimento gerencial, coaching, team building, identificação de talentos e avaliação de potencial. É mentora da Brasil Júnior, da EJ-FGVEAESP, da ITA Júnior, da Endeavor e da Fundação Estudar. É professora convidada nos programas de gestão da saúde na FGV EAESP.

O curso irá abordar a importância da liderança em tempos de turbulência, com agente transformacional do ambiente de trabalho, quais são as dificuldades, estratégias e oportunidades para a liderança fortalecer e encorajar a equipe de saúde no enfrentamento de uma crise em cenários incertos. Além disso, também irá repercutir a arte da autoliderança, o poder do exemplo e os pilares da liderança transformadora, qual é o papel do líder como agente de aprendizagem, como inspirar e fortalecer os times e a inteligência emocional na prática, resiliência, adaptação e criatividade. Também ajudará a compreender a gestão do tempo e do estresse.

Minicurso 3 – Direitos e deveres do cidadão em tempos de Covid-19

educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/direitos-e-deveres-do-cidadao-em-tempos-de-covid-19

Palestrante: Heide Landi, doutora em direito do consumidor e mestre em direitos difusos e coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (2011 e 2003), tem extensão universitária em direito sanitário pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (2018). Graduada em direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (1998), é mediadora e conciliadora judicial e extrajudicial (Resolução/CNJ nº125). Profissionalmente, atua de forma autônoma, como advogada e consultora do setor de saúde. Professora da FGV EAESP nos cursos de gestão, MBA e mestrado profissional, onde trabalha com disciplinas voltadas para a legislação aplicada à saúde; Faculdade de Educação em Ciências da Saúde – Hospital Alemão Oswaldo Cruz, nos cursos de gestão e MBA em saúde, onde trabalha com a disciplina aspectos legais aplicados à saúde, e Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, no curso de pós-graduação em auditoria em serviços de saúde, onde trabalha com a disciplina Judicialização na Saúde.

A finalidade do curso é discutir a Constituição e os direitos dos cidadãos em tempos de crise, como a Justiça pode ajudar na proteção dos dados das pessoas em função das medidas restritivas de isolamento social. Outro ponto importante da aula é sobre o cidadão e a sociedade, qual é o seu papel frente às pandemias e os impactos na sociedade em função da omissão de seus deveres.

Minicurso 4 – A Atenção Primária em Saúde (APS) na resposta à pandemia Covid-19

Lançamento: 05/06

educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/atencao-primaria-em-saude-aps-na-resposta-pandemia-de-covid-19

Palestrante: Adriano Massuda, médico formado pela UFPR, com residências em medicina preventiva e social e em administração em saúde pela Unicamp, é doutor em saúde coletiva pela Unicamp. Foi secretário de Saúde em Curitiba, secretário-executivo substituto e secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos no Ministério da Saúde, consultor internacional na Organização Pan-Americana de Saúde. É professor da FGV EAESP, membro do FGVSaúde, pesquisador visitante no Departamento de Saúde Global da Harvard Chan School of Public Health e pesquisador associado no Instituto de Estudos em Políticas de Saúde.

As emergências em saúde pública testam a resiliência dos sistemas de saúde e exigem respostas rápidas, inovadoras e eficazes de governos nacionais e locais, por isso, é fundamental a adoção de medidas urgentes para antecipar os problemas, planejar e coordenar respostas, identificando as áreas e os grupos populacionais mais vulneráveis, com diagnósticos precoces e, em casos positivos, para tratamento e isolamento. Essas iniciativas podem auxiliar a romper as cadeias de transmissão e preparar seus sistemas de saúde para mitigar o impacto do surto sobre a população. Na preparação do sistema de saúde para a resposta à pandemia Covid-19, os serviços de APS devem ter um papel central. Porém, é preciso modificar o modo de funcionamento durante o período da epidemia. Dessa forma, a palestra tem como objetivo discutir os papéis e funções da APS nos sistemas de saúde frente às situações de emergência em saúde pública, as características do modelo de APS brasileiro – a Estratégia Saúde da Família (ESF): oportunidades e limites para resposta frente à pandemia Covid-19, as estratégias para realizar no âmbito da APS: a) análise territorial, visando identificar localidades e grupos populacionais de risco para a Covid-19; b) monitoramento ativo de grupos de risco, principalmente populações idosas e moradores em instituições; c) minimização do atendimento presencial de pacientes sintomáticos respiratórios nas unidades de APS; d) manutenção de atividades de rotina a pacientes crônicos; e, por fim, e) treinamento e proteção dos profissionais de saúde.

Minicurso 5 – Governança do sistema de saúde em tempos de pandemia

Lançamento: 10/06

educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/governanca-do-sistema-de-saude-em-tempos-de-pandemia

Palestrante: Ana Maria Malik, médica especialista em administração em saúde, é mestra em administração pela FGV EAESP, doutora em ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. É pesquisadora em avaliação e qualidade em saúde, ex-diretora de serviços de saúde públicos e privados, consultora para gestão de serviços de saúde e coordenadora da FGV Saúde e diretora do PROAHSA / FGV EAESP.

O SUS é um sistema complexo, que junta os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e os setores público e privado, tudo isso organizado por lei. No entanto, a realidade é um sistema fragmentado, em que o comando não é claro e onde o cumprimento dos pilares da governança – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – não são observados. Isso leva a uma situação em que a população fica, muitas vezes, perdida, sem saber onde está e o que se espera dela. Qual o papel dos gestores do setor de saúde nessa situação? E quando há uma condição de risco para os cidadãos, como no caso da pandemia atual, quais as mudanças nesse cenário? A saída da situação deverá ser conduzida, e quanto mais responsável a gestão mais adequada será a situação seguinte.

Minicurso 6 – Gestão de pessoas: impactos da pandemia para os profissionais de saúde

Lançamento: 17/06

educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/gestao-de-pessoas-impactos-da-pandemia-para-os-profissionais-de-saude

Palestrante: Laura Maria César Schiesari, doutora em medicina preventiva pela Faculdade de Medicina da USP e mestre e especialista em administração de serviços de saúde/administração hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da mesma instituição. Também é pediatra e médica formada pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp. Trabalhou com gestão da qualidade em diferentes hospitais, no Brasil e no exterior. Atualmente, é gerente nacional de educação corporativa do United Health Group Brasil e professora da FGVEAESP.

A aula abordará a gestão de pessoas em época de pandemia, quais são os fatores que influenciam o desempenho das equipes em momento de crise, o desenvolvimento da força de trabalho e o preparo de equipes em cenários incertos. Também discutirá a importância dos profissionais de saúde para melhorar a jornada do paciente e de seus familiares frente à pandemia do coronavírus.

Minicurso 7 – Gestão de suprimentos em tempos de pandemia

Lançamento: 19/06

educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/gestao-de-suprimentos-em-tempos-de-pandemia

Palestrante: Walter Cintra Ferreira Jr, médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, doutor e mestre em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas. Foi diretor executivo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia e do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em administração de serviços de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: organização e planejamento e gestão hospitalar e de serviços de saúde nos setores público e privado. Atualmente, é coordenador do Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Serviços e Sistemas de Saúde – CEAHS da FGV EAESP.

A palestra tem o objetivo de abordar os pontos nevrálgicos para organizar a cadeia de suprimentos, as questões centrais em uma conjuntura de epidemia, a especificação de materiais e equipamentos. Além disso, discutirá o processo de aquisição, recebimento e distribuição para os estabelecimentos de atendimento à saúde, a articulação entre os diversos entes em situação de crise e quais são as perspectivas de curto e médio prazos.

Minicurso 8 – Saúde e Economia: impacto da Covid-19 e perspectivas para o Brasil

Lançamento: 01/07

educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/saude-e-economia-impacto-da-covid-19-e-perspectivas-para-o-brasil

Palestrante: Wilson Rezende da Silva, mestre em administração de empresas pela FGV e economista pela PUC. Sua experiência profissional inclui os cargos de diretor de finanças, diretor comercial e superintendente de empresas públicas e privadas. É pesquisador associado do FGVSaúde, atua como professor e coordenador acadêmico de cursos do FGV InCompany, também é professor do mestrado profissional – linha de saúde – da FGV EAESP. Autor de livro e artigos sobre planejamento estratégico e gestão.

Esse último curso abordará a dicotomia da saúde em relação à economia, um panorama dos principais indicadores econômicos nas últimas décadas, com as características do setor de saúde – público e privado. Também refletirá a colaboração e competição entre o setor público e o setor privado, quais são os impactos da Covid-19 e as tendências para os próximos anos, e as lições que podemos aprender com a pandemia.