Fisioterapeuta desenvolve aplicativo de suporte à fibromialgia

A fisioterapeuta Susan Lee King Yuan desenvolveu um aplicativo para smartphones para auxiliar portadores de fibromialgia no autocuidado. As funcionalidades do aplicativo chamado ProFibro, foram desenvolvidas com base em experiências clínicas e evidências científicas na literatura.

A fibromialgia é uma condição de alta prevalência, que causa desconforto físico, sofrimento mental e comprometimento das relações sociais. De acordo com Susan, com o aumento da popularidade de Mobile Health foi possível pensar em um aplicativo móvel como recurso de suporte no tratamento de indivíduos com fibromialgia. Os resultados positivos encontrados em ensaios clínicos demonstram o potencial desse recurso na mudança de comportamento e tratamento de algumas condições crônicas.

Susan explica que, explorando o ProFibro, o usuário poderá aumentar seu conhecimento sobre a síndrome e seu tratamento, organizar suas atividades diárias, acompanhar a evolução do seu estado de saúde, além de iniciar um programa de exercício físico, entre outras atividades.

O ProFibro foi testado em um ensaio clínico com 40 voluntários. Após seis semanas, os participantes apresentaram uma redução significativa na severidade dos sintomas e no impacto geral da fibromialgia na qualidade de vida.

No entanto, Susan alerta que o ProFibro é um recurso complementar ao tratamento convencional e não deve ser utilizado em substituição ao profissional de saúde.

O projeto é resultado de sua tese de doutorado intitulada “Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Promoção de Autocuidado de Pacientes com Fibromialgia”, orientada pela profa. Amélia Pasqual Marques.

O aplicativo, desenvolvido com o apoio da FAPESP, pode ser baixado gratuitamente no Google Play.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.