Um levantamento da Catho de julho de 2020 apontou que Fisioterapia foi a área que apresentou maior oferta de vagas durante a pandemia. De março a maio daquele ano, a procura por fisioterapeutas respiratório e hospitalar teve um crescimento de, respectivamente, 4.480% e 1.555%, comparado ao mesmo período de 2019. Essa demanda é resultado do papel fundamental que esses profissionais exercem para prevenir e tratar complicações respiratórias e motoras durante a fase aguda e pós-alta, sendo um profissional essencial na continuidade do tratamento. A atuação do fisioterapeuta tem como um dos principais objetivos contribuir com a melhora da qualidade de vida do indivíduo.
Além dos casos de Covid-19, o fisioterapeuta atua em diversas áreas desde a promoção da saúde até a reabilitação e inclusão social. Possibilidade de atuar em clínicas, consultórios, clubes esportivos, unidades básicas de saúde (UBS), home care, indústria e em instituições de saúde. Compreende áreas como: ortopedia, neurologia, medicina esportiva, cardiorrespiratória, oncologia, saúde da mulher, saúde da família, saúde ocupacional. Essa abrangência impulsiona a oferta de oportunidades de trabalho para fisioterapeutas.
O Einstein tem sido protagonista no combate ao novo Coronavírus, com diversas iniciativas nos âmbitos da assistência, pesquisa e ensino. O Einstein tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na promoção da saúde e na prevenção e redução de problemas relacionados à função motora, cardiorrespiratória entre outras. Contribuindo com esse objetivo, a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein recebeu a autorização do MEC para implementar a graduação de Fisioterapia no portfólio dos cursos da área de saúde. O programa será oferecido a partir de 2022.
“Por meio do aprimoramento da assistência à saúde, o Einstein tem um compromisso com a geração de conhecimento e capacitação de profissionais como um mecanismo de contribuição para a sociedade brasileira. Certamente, o novo curso de Fisioterapia em nosso portfólio dará respaldo à formação de excelência de fisioterapeutas tão essenciais para tratamento e reabilitação, tanto de Covid-19 quanto de outras doenças e lesões”, explica Alexandre Holthausen Campos, Diretor Acadêmico do Ensino da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Currículo inovador
O programa do curso foi desenvolvido com base na Diretriz Curricular Nacional de Fisioterapia e nos conteúdos oferecidos por renomadas faculdades internacionais. Um diferencial é o uso de metodologias ativas para a otimização do aprendizado, como o Team-Based Learning (TBL), atividades no Centro de Simulação Realística e estudo de casos.
Desde o início do curso, os alunos já terão experiência prática por meio de atividades de laboratórios e campos de estágio, como a clínica-escola, equipamentos de saúde do SUS gerenciados pelo Einstein e o próprio Hospital Israelita Albert Einstein. Essa estrutura permitirá aos alunos agregar valor à formação acadêmica com pesquisa, extensão universitária e inovação.
As inscrições para o Vestibular da primeira turma da Graduação em Fisioterapia do Einstein serão abertas juntamente com as inscrições para o processo seletivo da Medicina e da Enfermagem, no segundo semestre de 2021. Os interessados podem obter mais informações na página do curso, na qual também poderão se cadastrar para serem avisados quando as inscrições estiverem abertas.