FSFX e UFMG firmam parceria para cooperação em Ensino, Pesquisa, Inovação e Capacitação

A Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas da saúde e educação, deu mais um importante passo para sua chegada à capital mineira. A entidade, que vai inaugurar no próximo ano sua sexta unidade hospitalar, a primeira em Belo Horizonte, assinou, no último dia 19, um Protocolo de Intenções com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O instrumento, que tem vigência de cinco anos, tem como objetivo firmar parcerias entre as instituições nas áreas de ensino, pesquisa, inovação e capacitação de mão de obra.

“Estamos empolgados em nos unir a uma das melhores universidades do país que é referência mundial em ensino e pesquisa. Essa parceria vai nos ajudar com nosso maior projeto atual, o Hospital Libertas, que será inaugurado em 2022. Temos a certeza de que essa cooperação será sucesso”, comenta o diretor de hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Mauro Oscar Soares de Souza Lima.

Além do diretor, também participaram da reunião pela Fundação, o gerente de relações institucionais e captação de recursos, Flávio Henrique Rodrigues Pereira e a diretora administrativa e financeira, Flávia Braga, que assinou o protocolo representando o Diretor-Presidente da FSFX, Salvador Prado Júnior. Pela UFMG, participaram a Reitora Sandra Regina Goulart; o vice-reitor Alessandro Moreira; a assessora da Reitoria para Assuntos da Saúde, Cristina Alvim; o chefe de gabinete, Rui Rothe Neves e professores da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Farmácia e Enfermagem, da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A próxima etapa para o início da parceria acontece no dia 16 de dezembro com um workshop para apresentação do Hospital Libertas, suas operações e perfil do corpo clínico, e das referidas escolas à equipe do Libertas.

Hospital Libertas

A primeira unidade hospitalar da FSFX em BH será voltada para atendimentos de alta e média complexidade. A expectativa é que o Hospital Libertas ofereça uma estrutura multifuncional de serviços de saúde, com suporte de urgência e emergência, hospital-dia, uma linha especial de cuidado ao idoso, além de toda a equipe multidisciplinar como enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social e de suporte. O hospital irá oferecer inúmeras especialidades médicas à população, bem como exames de ponta e alta tecnologia. Também está prevista uma unidade de Pronto-Socorro e atendimento 24 horas de urgência e emergência.


 

Oncologista da Fundação São Francisco Xavier participa como palestrante do XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica – SBOC 2021

Do dia 17 ao dia 20 de novembro, especialistas de todo o país se reuniram em Salvador- BA durante o XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica – SBOC 2021 para discutir os desafios do cuidado ao paciente oncológico. Na ocasião, coordenador médico responsável da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga (MG), Dr. Luciano de Souza Viana foi um dos palestrantes do evento.

Considerado o maior evento híbrido da oncologia latino-americana em 2021, o congresso contou com aulas e discussões ao vivo com a participação de convidados de diversas partes do mundo, além de conteúdos especiais gravados.

Dr. Luciano destaca a atualização profissional e o encontro com diversos pesquisadores e profissionais dedicados na tarefa de combater o câncer. “Foi uma grande oportunidade e motivo de muita alegria pelo reconhecimento profissional e pela oportunidade de representar nacionalidade uma instituição do tamanho da Fundação São Francisco Xavier, por meio do Hospital Márcio Cunha”, disse o oncologista que participou como palestrante em uma mesa de discussão sobre o câncer de cabeça e pescoço.

A programação incluiu discussões sobre os principais tipos de câncer que afetam a população, neoplasias raras, áreas proeminentes da ciência e da prática oncológica para o diagnóstico e o tratamento, conhecimentos sobre sistemas de saúde, acesso e políticas públicas, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.