Fundep e inovabra habitat promovem painel sobre os aprendizados da Covid-19 no Brasil

No dia 1º de fevereiro, às 19h, a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) – uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, apoiadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais 35 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais – realizará o evento “Aprendizados da Covid-19 no Brasil: avanços e tendências para 2021”, em parceria com o inovabra habitat, ambiente de coinovação do Bradesco, com atuação física e digital, que reúne empresas, startups, investidores, consultores e mentores para identificar, fomentar e compartilhar oportunidades ligadas a tecnologias digitais, além de viabilizar a estratégia de inovação aberta.

O evento tem como objetivo debater quais foram as lições aprendidas na saúde, pesquisa, inovação, indústria e governo no país em 2020, do ponto de vista da pandemia e traçar um panorama para os próximos passos a serem seguidos neste ano. O encontro é gratuito e aberto ao público, os interessados podem realizar as inscrições pelo site: www.sympla.com.br/aprendizados-da-covid-19-no-brasil-avancos-e-tendencias-para-2021__1105022.

O painel reunirá especialistas da Fiocruz, Instituto Butantan, UFMG, Biotechtown Ideas Gov e Anbiotech para discutir os impactos da pandemia, sobretudo na sociedade e na ciência. Entre os temas a serem abordados estão as condições logísticas, apoio a pesquisadores, utilização de tecnologias e melhores práticas de saúde. Além disso, os participantes irão compartilhar, a partir de suas áreas de atuação, as perspectivas do cenário pandêmico para pré, durante e pós-vacinação, bem como os avanços da ciência diante dos desafios apresentados.

Participam do debate:

Flávio Fonseca | Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e Pesquisador do Centro Tecnológico de Vacinas da UFMG (CT Vacinas | UFMG)

Flávio Guimarães da Fonseca, é presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), professor do Departamento de Microbiologia do ICB, pesquisador associado do CT Vacinas e integrante do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG. É graduado (1993) e mestre em Ciências Biológicas (1996) e doutor em Ciências Biológicas, com ênfase em Microbiologia e Virologia (2000) pela UFMG. Realizou duas residências pós-doutorais: a primeira no Instituto Nacional de Saúde (NIH), em Bethesda, EUA (2001-2003), e a segunda, no Centro de Pesquisas René Rachou, da Fiocruz Minas (2004-2005), em Belo Horizonte.

Rodrigo Oliveira | Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da FIOCRUZ

Rodrigo Côrrea Oliveira, é graduado em Ciências Biológicas, em 1980, no Instituto de Ciências Biológicas-ICB da UFMG, onde, em 1981, obteve, também, o título de Mestre em Bioquímica. Em 1985, obteve o título de Doutor (Ph.D.) em Imunologia, no Johns Hopkins University, Baltimore, Maryland/USA. Fez Pós-Doutorado no Laboratório de Imunologia de Parasitas (1985-1986), no Centro de Pesquisas René Rachou – FIOCRUZ, em Belo Horizonte e no Laboratório de Imunologia (1991-1992), no DNAX Research Institute, em Palo Alto, Califórnia (E.U.A). Ele é atualmente o vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da FIOCRUZ. O foco de seus estudos se conectam com a pesquisa e inovação em saúde.

Bruno Andrade | CEO do BiotechTown

CEO do BiotechTown desde o início de 2020, Bruno possui carreira corporativa em cargo de Diretoria Executiva em grandes empresas líderes em seus segmentos.

Experiência em desenvolvimento de novos negócios, expansão internacional, vendas b2b, b2c, marketing, trade marketing, estratégia e desenvolvimento de times. Engenheiro Civil com pós-graduação em Engenharia Econômica, Marketing e Negócios em instituições como Fundação Dom Cabral (FDC) e Kellogg School of Management (Chicago – EUA). Mentor Endeavor e membro de conselhos de administração formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Vanessa Silva |Presidente da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec)

Vanessa é uma executiva com mais de 20 anos de experiência na coordenação de projetos nos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil, atuando em ações de governança, competitividade corporativa, financiamento internacional, desenvolvimento de parcerias e novos negócios. Ela é presidente da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec), membro de Programas Internacionais de Biotecnologia, conectora em redes de inovação e mentora de startups e programas de aceleração.

Felipe Massami Maruyama | Diretor de Inovação em Governo do Impact Hub / IdeiaGov

Doutorando e mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente está como Diretor de Inovação em Governo do Impact Hub à frente da operação do IdeiaGov, hub de inovação do Governo do Estado de São Paulo que conecta pessoas e organizações com a missão de resolver desafios públicos para gerar impacto positivo na sociedade. Além disso, é idealizador do Failtech, organização sem fins lucrativos com objetivo de compartilhar os aprendizados dos erros e das falhas das empresas inovadoras.

Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni | Diretora do Centro de Desenvolvimento Científico e Pró-Reitora da Pós-Graduação do Instituto Butantan

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1996), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Farmacologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pelo Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo (2011). Diretora do Centro de Desenvolvimento Científico e Pró-Reitora da Pós-Graduação do Instituto Butantan, desde 2018. É Vice-Coordenadora da Escola Superior do Instituto Butantan, desde 2019 e membro da Coordenação do Laboratório Estratégico de Diagnóstico-Covid-19, desde de março de 2020.

A moderação do painel fica a cargo de Janayna Bhering Cardoso, executiva de Negócios e Parcerias da Fundep.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.