Aconteceu no Rio de Janeiro, de 14 a 19 de outubro, o XXII Congresso Mundial da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO). Foi a maior edição de todos os tempos, com a participação de cerca de 11 mil especialistas, desde a criação da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, em 1953.
Há quinze anos o FIGO não tinha uma nação da América Latina como sede. No Brasil, a edição anterior, foi há três décadas. Mesmo passando por diversas potências, o Congresso Internacional de GO, jamais chegou próximo de uma participação tão ativa e de números tão expressivos. O recorde de público girava, até então, na faixa dos 8 mil profissionais. Assim, a Ginecologia e Obstetrícia do Brasil ocupou página de destaque na história do FIGO.
“Ficou evidente ao mundo que os ginecologistas e obstetras daqui realmente são diferenciados pelo dedicação e amor à medicina, pelo compromisso com a saúde da mulher e por sua qualidade teórico-prática”, comenta César Eduardo Fernandes. “A FEBRASGO também teve saldo expressivo em termos de fortalecimento da marca e da GO do país internacionalmente”.