Gravataí recebe nova UTI do Hospital Dom João Becker

A transformação do serviço de saúde em Gravataí teve mais um importante capítulo em 27 de dezembro. A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), em parceria com a Prefeitura, iniciativa privada e lideranças políticas inaugurou oficialmente a Nova UTI do Hospital Dom João Becker. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, empresariais e de classe. Ao todo, são 20 leitos (antes dez), além da duplicação da área física. O local irá receber, tanto pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto de convênios e particulares. Uma das alas já está em funcionamento, atendendo pessoas com necessidade de tratamento intensivo.

Para a Santa Casa de Misericórdia, a inauguração “é mais uma etapa percorrida no sentido da ampliação e qualificação dos processos assistenciais do município de Gravataí”, afirma o provedor, Alfredo Guilherme Englert. “Este é um processo que vai se materializando com entregas e o binômio Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital Dom João Becker fará todos os esforços ao seu alcance para que a comunidade gravataiense tenha cada vez mais uma saúde acessível e de qualidade”, ressalta.

De acordo com superintendente do Dom João Becker, a inauguração da Nova UTI é um marco na saúde de Gravataí. “Entregamos hoje a primeira de uma série iniciativas que vão beneficiar um município que cresceu exponencialmente nas últimas décadas e precisa de serviços de saúde cada vez mais qualificados. Essa Nova UTI é fruto da união de esforços da Santa Casa com a Prefeitura e lideranças políticas e empresariais do nosso Estado”, afirma Antonio Weston. O dirigente acrescenta que a Santa Casa finalizou o planejamento estratégico do Dom João Becker até 2025, que prevê mais estruturas e ampliações de serviços, além do início da construção de um segundo hospital no município, localizado na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado.

PRIORIDADE – Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, a administração municipal reconhece a importância do único hospital da cidade e, por isso, fez questão de ter a Santa Casa como administradora da casa de saúde. “Além disso, sabemos que a estrutura é pequena para o tamanho da nossa população, assim, realizamos esforços para que esta obra fosse realizada o quanto antes, por entendermos a sua importância para o bom atendimento da nossa população”, enfatiza.

Já o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, lembra que a obra é mais uma grande ação que antecede o Programa Amplia Hospital, “onde demonstramos que governo municipal trata a expansão da atenção hospitalar como prioridade da gestão”. Além da ampliação de leitos e da área física, a Nova UTI do Dom João Becker irá contar com outras melhorias como sanitário PcD para pacientes, ampla sala de espera, novas áreas de apoio para a assistência, nova estrutura de diálise e central de água gelada exclusiva.

APOIO EMPRESARIAL – Além dos recursos públicos, a iniciativa privada apoiou a construção da Nova UTI do Dom João Becker. O empreendedor da cidade de Rolante, Evaldo Rosa, destinou um milhão de reais para a obra. Durante a solenidade, a Santa Casa de Misericórdia lhe entregou uma placa, em um gesto de reconhecimento ao engajamento social do empresário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.